Os pets também precisam de cuidados, o banho e tosa é um deles, veja os cuidados ao escolher um local.
Os nossos animais de estimação deixaram de ser apenas um bichinho e se tornaram membros da família. Para muitos, são como se fossem verdadeiros filhos, tamanho o amor que sentimos por eles. Nada mais justo que escolher um bom pet shop na hora de levá-lo para o banho e tosa.
Essa escolha é muito importante, pois em diversas vezes não podemos ficar aguardando até que eles fiquem prontos para voltar para casa. Devemos deixá-los no local para só depois de um certo tempo ir buscar. Como saber se durante esse período longe, ele ficará bem? Além disso, também precisamos deixá-los tranquilos e passar segurança nesse momento.
Para te ajudar nessa escolha super importante, listamos algumas dicas de como escolher um bom pet shop e quais outros cuidados são necessários na hora de levar o nosso companheiro para o local.
Banho e tosa: cuidados com o cachorro
1. Avalie o pet shop
Você ainda não encontrou aquele pet shop no qual você se sente tranquilo ao deixar o seu cachorro e ainda está procurando por um ideal? Pois bem, existem alguns fatores que não podem deixar de ser analisados nesse momento:
- boa reputação na cidade ou região;
- se há alguma denúncia na justiça contra maus tratos;
- quais produtos são usados;
- se possuem alvará de funcionamento pela vigilância sanitária e prefeitura;
- se abraçam a causa animal.
Além de todos esses fatores, verifique se os cães ficam separados uns dos outros para não correr nenhum risco de transmissão de doenças. Outro ponto é que o local de banho e tosa seja visível para qualquer pessoa que desejar acompanhar. Essa é uma das formas de inibir qualquer tipo de agressão física ou verbal.
2. Tranquilize o seu cão
O seu pet é daqueles que ao ouvir a palavra “banho” sai correndo ou se esconde pela casa? Alguns cães realmente não gostam muito de tomar banho, mas é sempre bom investigar o que há por trás desse medo. Se isso passou a acontecer de uma hora para outra, é hora de descobrir o motivo.
Tente ficar com ele sempre por perto antes de deixá-lo no pet. Ele pode ficar assustado por ter que ficar longe daqueles que ama e da casa onde mora. Se precisar, deixe o brinquedo preferido dele por perto ou uma peça de roupa sua.
3. Fique por perto
Se você puder levar o seu cachorro em horários de menor movimento e ficar com ele durante todo o procedimento, melhor. É possível também se oferecer para ajudar na hora do banho, assim o pet ficará sempre pertinho e muito mais tranquilo. Se isso não for permitido, fique em um local que o seu amigo te veja todo o tempo.
4. Pergunte se há um veterinário
É sempre bom optar por pet shops que possuem um veterinário por perto, que seja próximo à loja ou que trabalhe no local. Precisamos ficar cientes de que acidentes podem acontecer e ter um profissional por perto reduz os possíveis danos. Afinal de contas, quanto mais rápido o atendimento, melhor.
5. Analise o atendimento
O atendimento, hoje em dia, é um grande diferencial e, nesse caso, é melhor que seja o mais íntimo possível. Você estará deixando um ser muito importante na sua vida nas mãos de outras pessoas, portanto, opte por locais que incentivem a criação de vínculos afetivos não apenas com os donos, mas também com os próprios cães.
Consulte sempre um Veterinário. Já avaliou o pet shop antes de levar o seu cão para banho e tosa? Deixe um comentário e compartilhe a sua experiência no assunto conosco!