Na natureza, as garras de alguns mamíferos têm função de segurar uma presa e ampliar a aderência das patas em qualquer superfície, além de desempenharem um importante papel na defesa dos animais. Nos nossos gatos domésticos, muitas dessas funções já perderam a serventia e cortar a unha de gato pode ser uma necessidade.
Quem convive com felinos sabe que eles passam muitas horas do seu dia cuidando da própria higiene. Além das suas muito bem conhecidas lambidas, o ato de arranhar é importante para o bem-estar dos bichanos: ele permite que as camadas mais superficiais, e já gastas, das garras sejam removidas, dando lugar a novas e mantendo-as sempre afiadas.
O mercado disponibiliza diversos modelos de arranhadores para gatos, que ajudam a evitar os danos aos móveis. No entanto, se esse hábito do seu gato está causando, além de estragos, constantes acidentes com arranhões, é hora de aparar as unhas do bichinho.
Isso pode ser feito regularmente, a cada 15 dias ou mensalmente, na sua própria casa. Mas você sabe como cortar a unha de gato? No post de hoje, listamos algumas dicas infalíveis que vão auxiliá-lo a conseguir fazer isso com mais facilidade e sem estresse para você e seu companheiro! Continue a leitura e confira!
1. Acostume o gato ao toque em suas patas
Quanto mais acostumado a ser tocado nas patas o gato estiver, maiores serão as chances de ele ficar tranquilo durante o corte das unhas. Sempre que estiver brincando com seu amigo, lembre-se de tocar em suas patas, expondo suas garras. Assim, ele não vai estranhar o movimento quando tiver que cortar as unhas. Se ele for filhote, fica ainda mais fácil criar o hábito.
2. Use um cortador apropriado
Se você quer cortar a unha de gato em casa, precisa ter um cortador apropriado. As pet shops oferecem cortadores específicos para aparar as garras dos felinos. Eles têm preços acessíveis e são os ideais para garantir um corte preciso e eficiente, já que têm formato de guilhotina. Não utilize tesouras, alicates ou cortadores de unhas de humano, pois eles podem dificultar o corte e provocar machucados no bichano.
3. Envolva o gato em uma toalha no seu colo
Quem tem gato em casa sabe que pode ser muito difícil segurá-lo no colo, ainda mais se for preciso exercer um pouco de força. Envolver o bichano em uma toalha é uma dica preciosa. Enrole-o bem e segure com firmeza. Assim, os movimentos dele ficam mais limitados e você pode ver exatamente o que precisa ser feito, além de evitar que ele o arranhe na tentativa de se desvencilhar.
4. Observe bem a linha de corte das unhas
Os felinos possuem as garras retráteis, ou seja, elas ficam “guardadas” nos dedos quando em repouso e são projetadas para fora quando necessário. Para cortar a unha de gato, você precisa apertar levemente sua patinha, fazendo com que a unha fique exposta. Assim, é possível ver o triângulo rosa na base — porção da garra que é cheia de nervos e vasos sanguíneos.
Por essa razão, o corte deve ser feito bem antes dessa área — apenas a região branca, bem na pontinha, deve ser aparada. Caso você corte muito próximo da parte rosa, vai machucar o gatinho, causando sangramento e dor. Se acontecer um corte acidental, estanque o sangue com produtos veterinários adequados.
É mais fácil ver essas regiões nas garras de coloração clara, então é muito importante ter ainda mais cuidado se seu bichano possui as unhas mais escuras. Portanto, escolha um ambiente bem iluminado para facilitar a visualização desse limite.
5. Seja paciente e faça intervalos ao cortar a unha de gato
Mesmo estando acostumados ao toque nas patas, alguns gatos não gostam de cortar as unhas e ficam muito agitados durante o procedimento. Seja paciente e intercale o corte de uma ou duas unhas com um carinho ou um petisco. Isso vai ajudá-lo a entender que não haverá dor. Se ainda assim o gatinho ficar muito estressado, deixe o término do corte para outro momento no qual ele esteja mais calmo, como quando estiver cochilando.
6. Brinque com o seu gato depois do corte das unhas
Oferecer uma recompensa para o seu gatinho após o corte das unhas é uma excelente maneira de dizer que ele se comportou bem e, também, uma ótima forma de tranquilizá-lo. Você pode oferecer-lhe um petisco, brincar com ele ou, ainda, escovar seus pelos, caso ele não esteja muito disposto a brincadeiras. Os momentos de descontração, logo após o procedimento, são muito importantes para que o bichano relaxe e se habitue ao processo.
7. Leve-o ao veterinário se não estiver seguro
Cortar unha de gato é um procedimento bem simples, mas se você se sentir inseguro ou se o seu peludo for muito arredio, não exite em procurar a ajuda de uma clínica veterinária. Também vale a pena procurar orientação de um médico-veterinário quando você for fazer o corte nas unhas pela primeira vez. Ele certamente vai auxiliá-lo com o processo e dar dicas importantes sobre o assunto, visando realizar o procedimento em casa sem estresse para você e seu amigo.
Não se engane sobre a cirurgia para a retirada das unhas de gato!
Saiba que submeter seu bichano a uma cirurgia de retirada das unhas é proibido. O veterinário que se dispuser a realizar esse tipo de procedimento está sujeito a penalidades previstas na resolução nº 877, de 15 de fevereiro de 2008, do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Se a cirurgia for feita por alguém que não é veterinário, a pessoa está sujeita a indiciamento por maus-tratos aos animais, previsto na lei nº 9.605/1998.
As garras dos felinos são extremamente importantes para eles, uma vez que desempenham funções essenciais nas suas atividades e rituais diários. Fazem parte de sua natureza e da expressão de sua personalidade. Se seu gato tem acesso à rua, é relevante que você deixe o corte das unhas de lado — ele vai precisar que elas estejam afiadas para escalar ou se defender!
E então? Nosso artigo foi útil para você? Esperamos tê-lo ajudado com nossas dicas de como cortar a unha de gato e que, a partir de agora, você se sinta mais seguro para realizar essa tarefa em seu bichano!