Ícone do site Vet Quality

Pulga em gatos: saiba como tratar proteger seu pet

Pulga em gatos: saiba como tratar proteger seu pet

Esses parasitas se desenvolvem em locais com sombra, umidade e calor

Quem tem gato conhece muito bem os níveis de exigências que esse pet tem. Nada de areia suja, a comida deve estar sempre fresquinha, a água deve estar limpa e, depois do carinho, aquele bom banho para tirar os vestígios das mãos humanas.

Diante de tanta higiene, de vez em quando, alguns parasitas indesejados acabam entrando no meio do caminho e causam um desconforto enorme para os bichanos e seus tutores.

Estamos falando da famigerada pulga em gatos. Se você e seu pet estão com essa hóspede indesejada, ou se deseja saber como evitá-la, apresentaremos algumas estratégias para deixá-la bem longe.

Como as pulgas se desenvolvem

Muitas pessoas acham que as pulgas fazem morada no corpo de cães e gatos, mas isso não procede. Na verdade, elas só se hospedam nos peludos para se alimentar de seu sangue.

Depois de se alimentarem, elas procuram por um ambiente quente onde elas possam se abrigar. Normalmente, são locais por onde nossos pets gostam de ficar: sofá, cama, tapete, gramado, assoalho, frestas de portas entre outros.

Como esses parasitas adoram o calor e a umidade, é muito mais comum que a infestação de pulgas ocorra no verão.

As fases de vida das pulgas são divididas em 4: ovos, larvas, pupas e vida adulta. Geralmente, só notamos a presença desses parasitas quando eles estão na última fase. E é aí que vem a preocupação. Uma única pulga pode colocar 40 ovos por dia.

A presença de uma pulga adulta sinaliza que há uma família em constante desenvolvimento que resolveu fazer morada em nossa casa para tirar nosso sossego. Logo tratamos de procurar sinais de infestação e vamos direto checar os pets.

Ao procurar entre os pelos, encontramos bolinhas minúsculas pretas que achamos ser os ovos. Mas não são. Esses pontinhos que se parecem com pó de café são os cocos das pulgas. Os ovos são brancos e elas, normalmente, depositam no próprio ambiente.

O estágio da pupa é o mais complicado porque a pulga fica protegida de produtos limpeza e água. Essa fase pode durar até 6 meses e, quando estiver em condições favoráveis, o parasita eclode e busca pelo alimento na pele do nosso gato.

Sinais de que seu pet pode estar com pulga

Não é tão simples achar pulga em gatos. Muitas vezes, só conseguimos perceber que o felino está infectado quando percebemos falhas na pelagem ou identificamos a presença de vermes.

Quando o gato se lambe (e ele faz isso com muita frequência), pode ingerir a pulga que, quando contaminada, pode transmitir um verme chamado Dipylidium para o intestino.

Esse verme, que se parece com um grão de arroz achatado, se hospeda no ânus do pet ou nos pelos ao redor da região.

Lesões e alergias no corpo do animal também são sinais de que pode haver infestação de pulgas. A picada pode estimular a liberação de uma substância chamada histamina, que provoca coceira.

Em casos mais graves, o gato pode ter anemia, fraqueza e Bartonelose, zoonose conhecida como síndrome da arranhadura do gato.

Como acabar com a pulga em gatos

Com avanço da medicina veterinária, muitos remédios para prevenção, controle e tratamento de infestação de pulgas estão presentes no mercado.  É possível acabar com o ciclo de vida dos parasitas sem maiores dores de cabeça.

A primeira coisa que você deve fazer é agendar uma consulta com o médico veterinário para que ele indique o melhor tratamento para seu gato e oriente acerca das melhores ações para combater a infestação no seu ambiente.

Nos tratamentos, geralmente, são utilizados os seguintes recursos:

Coleiras

Geralmente, esses produtos são feitos de silicone e liberam substâncias que se espalham através dos pelos e promovem um efeito repelente.

Pipetas

Antiparasitas aplicados atrás da cabeça do gato, região onde ele não consegue lamber. As pulgas são mortas em 24h e o efeito do produto pode durar por volta de 4 semanas.

Xampus

Administrados durante o banho do pet, esses produtos contém substâncias químicas que matam e eliminam as pulgas adultas que estão no corpo do animal durante o procedimento.

Sprays

Esses produtos são práticos porque podem ser aplicados em pelos secos, o que evita o estresse do banho. A administração deve ser feita no sentido contrário do crescimento da pelagem do gato.

Comprimidos

Os medicamentos administrados via oral são bastante eficazes e podem prevenir as infestações por alguns meses.

O veterinário também poderá indicar talcos, antialérgicos e vermífugos. A dosagem e o tempo de administração dependerão das condições clínicas do gato e do grau de infestação.

Atenção especial ao ambiente

Você deve dar uma atenção especial ao lugar onde o pet vive. Quanto mais limpo for o ambiente, menor será a chance de seu pet ser afetado por pulgas.

Existem diversos produtos em forma de spray, aerossol, pó e líquido que podem ser usados. Se o nível de infestação for muito elevado, é interessante que você considere contratar um serviço de dedetização. Além disso, inclua esses cuidados na sua rotina:

Não se esqueça de que os gatos são muito sensíveis a muitos produtos químicos e o nível de toxidade pode ser prejudicial. Portanto, siga a risca todas as orientações do especialista e mantenha seu pet longe do perigo.

Agende uma consulta com um dos veterinários da Vet Quality para maiores orientações e esclarecimentos sobre pulga em gatos. Contamos com uma equipe especializada em saúde felina e controle de pragas.

Em caso de emergência, dispomos de veterinário 24h para que seu amigo receba todos os cuidados imediatamente.

Sair da versão mobile