(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Parto de gatos: 3 informações que você deve saber!

Os felinos estão entre as espécies com maior taxa reprodutiva. Em média, uma gata saudável pode chegar a ter 3 crias por ano, cada uma delas com cerca de 1 a 8 filhotinhos. Apesar disso, é muito comum que a maioria dos tutores não faça ideia de como lidar com um parto de gatos.

Saber exatamente o que esperar e como lidar com a situação é fundamental para todos que têm uma gatinha grávida em casa. Estar bem informado e preparado fará toda a diferença na hora de auxiliar a sua amiga felina nesse momento tão importante, prestando todo o apoio necessário para que seus filhotes venham ao mundo em segurança.

Se esse é o seu caso e sua gatinha de estimação está prestes a se tornar mamãe, não deixe de ler o nosso artigo sobre o parto em gatos e ficar preparado para essa nova etapa de suas vidas!

1. Quais são os sintomas que indicam que é hora do parto?

Da mesma maneira que ocorre com os humanos, as gatas demonstram alguns sinais que podem indicar que a hora do parto está se aproximando. Os principais deles incluem:

  • tetas muito volumosas;
  • abdômen duro;
  • lambedura excessiva da região genital;
  • inquietação;
  • animal passa a se esconder;
  • respiração rápida e ofegante;
  • ronronados altos;
  • alterações na temperatura corporal;
  • movimentação acelerada no abdômen (contrações);
  • vocalização.

Os sintomas, é claro, dependerão muito da personalidade da gatinha em questão e de outros fatores, como a quantidade de filhotes e a resposta do organismo dos felinos envolvidos.

2. Quais são os cuidados necessários com o parto de gatos?

Para garantir a segurança da futura mamãe e dos filhotes, alguns cuidados podem ser tomados. Assim, você se certifica de oferecer um parto mais tranquilo e bem-sucedido. Vamos conferir alguns deles?

Comece o quanto antes

Os cuidados com o momento do parto iniciam-se muito antes da hora do nascimento dos filhotes. Idas ao veterinário para confirmar que tudo está bem com a saúde da mamãe e um bom manejo alimentar da gatinha são alguns pontos que devem ser levados em consideração para evitar problemas.

Prepare um ambiente seguro para a gatinha

O primeiro instinto das gatas ao perceber que vão dar à luz é justamente procurar um lugar seguro para o momento tão especial. Por isso, ajude a sua gatinha colocando panos quentinhos em uma caixinha e deixando-a em um ambiente à meia luz e muito silencioso.

Mantenha a calma

Nada de desespero! Mostre para a sua amiga felina que você está presente, mas respeite o seu momento e a deixe tranquila. Nada de barulhos ou movimentação excessiva ao lado dos gatinhos, ok?

Deixe água à vontade

Entre o nascimento de um bebê e outro, é muito comum que a gata sinta sede e precise se hidratar. Por isso, mantenha água fresca sempre por perto.

3. Por que o auxílio de um veterinário é importante?

Contar com a ajuda de um médico veterinário é fundamental, não só para o momento do parto, mas também para todo o acompanhamento da gestação. É isso mesmo! Assim como nós, as gatinhas precisam passar por um pré-natal para garantir que tudo corre como planejado.

Alterações na nutrição da gata e suplementações vitamínicas podem ser necessárias para que todos fiquem saudáveis e fortes. Além disso, um ultrassom para determinar a quantidade de filhotes é fundamental, já que nem sempre todos os bebês saem naturalmente.

Nesses casos, é necessária a intervenção cirúrgica urgente para a retirada do filhote, preferencialmente com vida. Além de salvar o bebê, isso é fundamental para evitar que a mãe também fique seriamente doente e possa vir à óbito.

Outro ponto importante é a resposta de perguntas imprescindíveis, como a duração estimada do parto, o que esperar nesse momento, entre outras questões que só podem ser respondidas levando em consideração as particularidades de sua felina e da gestação dela.

Como podemos ver, o parto de gatos pode ser bem tranquilo, desde que seja planejado e que você tome alguns cuidados preventivos. Por isso, leve a sua gatinha ao veterinário assim que suspeitar da gravidez!

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com a nossa equipe para que todas as suas perguntas sejam respondidas!