Conheça alguns exercícios para gatos obesos e mude a vida do seu bichano!
Você já encontrou seu gatinho em uma posição de ataque? Aquelas que parece que eles vão voar em cima da presa, a qualquer momento?
Apesar de ser uma espécie bastante tranquila, os felinos possuem um instinto predatório aguçado. Isso acontece porque os gatinhos são, em sua essência, caçadores. Desde os primórdios o desejo da caça está em seu DNA.
Para que isso seja minimizado, é interessante realizar a prática de exercícios físicos, que também traz benefícios à saúde do animal. Por isso, selecionamos uma série de dicas de exercícios para gatos obesos, para você brincar com seu gatinho. Além de se conhecerem melhor, você vai poder ajudá-lo a liberar o instinto caçador de uma maneira divertida. Confira!
Utilize brinquedos caseiros
Os gatos se apaixonam pelas coisas mais simples. Bolinhas de papel e caixas de papelão são o suficiente para fazê-los feliz! Essas são ótimas opções de baixo custo e que podem causar uma grande diversão. Além desses, as linhas e fitas também chamam atenção, porém, não são brinquedos muito recomendados, já que os felinos podem engolir e gerar um corpo estranho em seu organismo.
Você também pode gostar de:
Você sabe como cortar unha de gato?
Aposte em brinquedos interativos
Uma boa ideia é apostar em brinquedos interativos, como bolinhas de acrílico. Elas podem ser recheadas com ração seca/úmida ou petiscos. Isso estimula a exploração dos recursos, já que enquanto eles estiverem tentando tirar a ração da bolinha, praticam uma atividade e se divertem. Esse, é um dos produtos de “recompensa”, porque a ação de conseguir tirar a ração da bolinha servirá de recompensa para o bichinho!
Faça exercícios com o gatinho
Predadores natos, os gatos se deixam levar por um simples facho de luz. Essa é uma boa maneira de mantê-los em alerta, correndo de lá para cá. Por sua vez, você pode fazer abdominais com a lanterna na mão. Assim, a medida que você faz os movimentos do exercício, a luz da lanterna vai acompanhá-lo, estimulando a curiosidade e o extinto predatório do animal. O mesmo pode ser feito ao pular corda.
Incentive-o a arranhar (não os móveis!)
Sabemos que as unhas dos gatos são excelentes ferramentas de exploração e defesa, porém isso acaba se tornando desagradável quando ocorre a destruição dos móveis da casa. Uma boa maneira de minimizar os danos é fazê-los gastar as unhas com brinquedos verticais e arranhadores.
Confira também:
Doenças em gatos: Problemas respiratórios
Providencie uma companhia para o felino
Solitário, o gatinho pode se tornar dependente de algumas brincadeiras que só você faz com ele. Alguns gatos são muito sociáveis e podem gostar de interagir com outros, ou até cães. Nada como uma boa socialização para incentivar a prática de exercícios! No entanto, cada gato possui uma personalidade distinta, então cuidado para que essa nova companhia não se torne um fator de estresse ao seu animal.
Cuidados necessários
Esses exercícios para gatos obesos, podem beneficiar muito o seu bichinho, mas não se esqueça de levá-lo periodicamente a uma clínica veterinária manter sua saúde em dia.
Fique atento a alguns pontos importantes:
· Evite períodos de muito calor para exercícios. Aproveite o sol da manhã ou o período da noite.
· Lembre-se de oferecer água à vontade.
· A respiração acelerada é comum após os exercícios, mas fique atento se notar alguma dificuldade respiratória no seu gato.
· A respiração ofegante com a boca aberta, como ocorre nos cães, não é comum nos gatos. Caso isso aconteça, interrompa a atividade e leve o seu animal imediatamente a uma clínica veterinária.