Os felinos podem se expressar de diversas maneiras. Os miados, certamente, são uma forma importante de comunicação, mas o grande segredo para entender o que diz um bichano é sua expressão corporal.
A cauda do gato é um instrumento que demonstra seu estado de humor e suas necessidades. Extremamente expressivos, os gatos têm cerca de 10 posições de cauda para transmitir suas emoções. Além disso, a cauda é uma extensão da coluna vertebral deles: assim, além de ser vital para seu equilíbrio, auxilia em saltos e quedas.
Neste post, mostramos como interpretar o que o bichano quer dizer com seu comportamento. Quanto mais próxima for a relação entre o tutor e ele, melhor será essa compreensão. Continue a leitura para ter mais intimidade com seu gato e reforçar a proximidade com ele.
A cauda do gato
Observar como o gato posiciona e movimenta a cauda é uma ótima forma de decifrar quais são suas necessidades. Veja, a seguir, de que forma interpretar.
Cauda positiva
Em algumas situações, a posição da cauda do gato indica sentimentos positivos. Acompanhe!
1. Para cima e tremendo
O estremecimento da cauda indica extrema felicidade. Pode ocorrer, por exemplo, quando o dono volta para casa ou oferece o petisco preferido do bichano.
2. Em ângulo reto
Demonstra bem-estar e sinaliza que o animal está muito feliz.
3. Ereta
Mostra que o gato está feliz e pronto para receber carinho. Nesse caso, o felino está tranquilo e autoconfiante.
4. Esticada sobre as costas
Significa que o bichano está acessível e amigável para socializar.
5. Movimentos suaves
Quer dizer que o felino está com a atenção concentrada em algo. Pode ocorrer, por exemplo, quando ele recebe um carinho ou na hora de ser alimentado.
6. Levantada com uma curva na ponta
Expressa curiosidade e é comumente notada no cotidiano dos gatos quando eles exploram um ambiente ou esperam para saltar em um brinquedo.
Cauda negativa
Às vezes, os movimentos da cauda do felino indicam sentimentos negativos. Confira!
7. Levantada e agitada
O movimento rápido da cauda dos gatos, ao contrário do que acontece com os cães, demonstra irritação e agressividade. Quanto mais rápido ele for, mais chances de haver um ataque.
8. Cauda ouriçada
Quando o gato levanta o pelo da cauda, e ela fica com a aparência de cerdas de uma escova, não se aproxime. Ele está se sentindo ameaçado e pode ser muito agressivo.
9. Baixa e reta
É um sinal de que o animal não está confortável com o ambiente ou com as pessoas. Nesse caso, não force contato com ele.
10. Entre as patas
Demonstra medo e incômodo. Pode ser observada com frequência em consultas veterinárias ou durante o banho.
Sinais corporais
Além da cauda do gato, outras partes do seu corpo devem ser observadas para ser possível fazer a leitura adequada sobre a comunicação do animal. O gato também usa orelhas, bigodes e olhos para reforçar o que demonstra com a cauda.
A comunicação corporal dos felinos demonstra a relação deles com o ambiente, os humanos e outros animais. Perceber esses sinais e respeitá-los estreita a relação entre o tutor e o animal. Compreender o que diz a cauda do gato e os outros aspectos corpóreos permite estabelecer uma relação de empatia e afeto.
Gostou de aprender o que a cauda do gato quer comunicar? Que tal, então, compartilhar este post em suas redes sociais para que outros amantes dos bichanos aprendam também?