Depois de dormir entre 12 e 16 horas eles amam brincar. Preparamos 6 dicas de brinquedos para gatos que é uma fofura.
Esses peludos são bastante ativos e demandam atenção dos donos para extravasar toda energia que possuem. Mas eles também são muito independentes e alguns brinquedos para gatos são uma excelente forma de entretê-los por horas.
Os gatos são naturalmente muito brincalhões. Quando filhotes, as brincadeiras estimulam ainda mais seus instintos de predadores, aguçam seu sentido de alerta e melhoram suas habilidades de caça.
Eles certamente se atrairão por qualquer coisa que tenha um cheiro diferente, que faça barulho ou que se movimente. Isso significa que não é preciso muito requinte para que eles se divirtam.
Os petshops oferecem uma infinidade de brinquedos para gatos, mas na maioria das vezes eles são caros e — talvez você já tenha se dado conta — geralmente os gatos acabam gostando mais da embalagem do que do brinquedo em si! Quem nunca gastou uma fortuna com uma caminha e, por fim, viu seu bichano dormindo dentro de uma caixa de papelão?
Pensando nisso e também no aproveitamento dos materiais fáceis de ter em casa — ou que são facilmente encontrados —, preparamos este artigo com dicas de brinquedos de gatos que você mesmo pode fazer. Boa leitura!
1. Bolinhas de papel e pequenos objetos
Os gatos também gostam de perseguir objetos. Amasse bolinhas de papel e veja seu amigo correr muito atrás dela pela casa! Papel alumínio pode ser ainda melhor por ser brilhoso e um pouco barulhento. Você também pode amarrar um barbante na bolinha para brincar junto com ele.
Nesse item, podem entrar também brinquedos como rolha de cortiça e tampinha de garrafa pet. Esses objetos costumam fazer bastante sucesso entre os bichanos!
2. Vareta animada
Você vai precisar de um pedaço de pau — um galho de árvore — bem liso ou uma haste de plástico, um barbante e um brinquedo.
Amarre o barbante na vareta, certifique-se de que está bem preso — pois seu gato vai puxar forte — e prenda o objeto que vai agradar mais o seu gatinho na outra ponta do barbante.
O objeto pode ser um bichinho de pelúcia, uma bolinha de papel ou um chumaço de penas. Você pode também cortar em tirinhas um pacote de salgadinhos — que é brilhoso por dentro — e colar na vareta. Tudo pode ficar ainda mais curioso para o seu gato se você incluir um guizo no brinquedo!
3. Caixa de papelão
Todo mundo sabe que gatos são apaixonados por caixas de papelão, não é mesmo? Deixar uma caixa à disposição para eles pode bastar, mas se você incrementar o brinquedo vai garantir horas a mais de distração. Deixe a caixa fechada e faça furos grandes o suficiente para eles passarem, mas estreitos de tal forma que seja um desafio para os bichanos.
Outra opção é fazer pequenos furos que permitam que seu gato coloque apenas as patinhas neles e dentro da caixa insira uma bolinha de papel, de pingue-pongue ou até mesmo alguns petiscos. Só não exagere na quantidade de guloseimas! O brinquedo em si deve ser instigante e o petisco apenas um prêmio.
4. Ratinhos de tecido
Aqui você pode desenvolver suas habilidades com costura! Uma meia ou um pedaço de roupa velha são perfeitos para fazer um ratinho. Você só precisa preencher o interior com lã ou algodão e tentar moldar o formato de um ratinho — em cone, mais estreito em uma ponta e mais largo na outra — e costurar bem.
Lembre-se que os brinquedos para gatos não devem ser nem muito grandes nem muito pesados para que o peludo consiga manipular os objetos com as patinhas e jogá-los para cima.
5. Arranhador
Os gatos têm uma grande necessidade de arranhar objetos. Ao fazer isso, eles mantêm as suas unhas sempre afiadas e também se espreguiçam. Além disso, correr para o arranhador para gato é uma forma de manifestar alegria e satisfação.
Para fazer um, você precisará de uma corda de sisal, um tubo de PVC, uma base de MDF e cola vinílica. Faça um furo na madeira e encaixe o tubo dentro. Agora é só enrolar a corda no tudo PVC e se certificar de que está bem colada.
Outra dica muito legal é unir alguns tubos com joelhos e cotovelos de PVC largos o suficiente para que o gato possa entrar por eles. Você pode montar um verdadeiro labirinto para o seu amigo! Experimente jogar um petisco ou uma bolinha para ele perseguir.
6. Rolinhos surpresa
Pegue a parte de papelão de um rolo de papel higiênico, dobre as pontas para fechar as extremidades e faça pequenos furinhos que possibilitem a saída de petiscos, mas não com muita facilidade. Seu gato vai passar um bom tempo tentando retirar todos lá de dentro!
Você pode fazer isso com latas de alumínio ou garrafinhas pet também e, em vez de agradinhos, inserir qualquer coisa que faça barulho — como guizos, sementes de feijão ou arroz cru, além de bolinhas de plástico. Nesse caso, não faça furos no recipiente.
>>Veja: Areia para gatos, como escolher a mais adequada<<
É importante lembrar também que os gatos podem engordar com muita facilidade. Portanto, se você fizer um brinquedo que ofereça petiscos, cuide para não exagerar na quantidade. Os exercícios que os animais fazem ao brincar associados a uma alimentação saudável e de boa qualidade ajudam os bichanos a manter o peso ideal.
Aqueles que têm acesso à rua se beneficiam com o espaço para correr e com as árvores para escalar, mas para os que vivem em apartamentos — ou somente dentro de casa —, é imprescindível que tenham algumas horas de divertimento.
O período de brincadeira é um momento de relaxamento não só para os peludos, mas também para o tutor. O tempo que você dedica ao seu gatinho faz com que sua relação com ele fique mais estreita.
Gostou das nossas dicas? Então mãos à obra! Comente no post o que você achou desses brinquedos para gatos e compartilhe conosco as suas ideias e aproveite para conhecer nossa Clínica Veterinária!