Saiba quais são os cuidados necessários para ter caixa de areia do seu gato.
A caixa de areia é o local que o gato utiliza para fazer suas necessidades. Entretanto, sua função vai muito além e ajuda a mostrar alguns comportamentos dos bichanos, como, por exemplo, se é um felino dominante ou dominado, suas condições de higiene, entre outros fatores.
Conhecidos por serem extremamente higiênicos, os gatos praticamente exigem de seus donos uma boa rotina de limpeza em seus “banheiros”. Você sabia que se a caixa de areia estiver suja, ele pode fazer as necessidades fora dela? Por isso, no post de hoje, vamos dar 5 dicas importantes para manter a caixa de areia do seu bichano adequada e evitar complicações. Confira!
1. Escolha a caixa de areia e quantidade adequada
Nos mercados especialziados, estão disponíveis diversos tipos de caixinhas de areia. Existem as mais modernas, que avisam por meio de um som quando o gato fez suas necessidades; as que possuem uma grade, para facilitar a retirada das fezes e da urina; as com tampa, que barram o cheiro quando não se pode limpar imediatamente; e as comuns, que podem ser até uma caixa normal encontrada em supermercados comuns.
O importante é que a caixa não seja muito baixa, para evitar que o gato, ao enterrar suas necessidades, espalhe areia pelo chão. Mas vale lembrar também que caixas de areia muito altas podem não ser adequadas para animais idosos, já que os mesmos podem apresentar problemas articulares e terem dificuldade de acesso a caixa. Fique atento também ao tamanho da caixa de areia, que não deve ser pequena demais para o tamanho do gato. Outra característica indispensável é o material, que influencia muito na facilidade de limpá-la regularmente. Prefira as de plástico lavável e sem ranhura. Lave a caixa uma vez por semana com desinfetante e deixe-a secar ao sol.
A quantidade de caixas de areia também é muito importante, deve-se ter sempre 1 caixa a mais do que o número de gatos da residência. Lembre-se de que eles são bichinhos bem higiênicos. 3 ou 4 gatos utilizando a mesma caixa de areia, por exemplo, pode gerar estresse. Se tiver 1 gato, tenha duas caixas. Se tiver 2 gatos, tenha 4 caixas… e assim sucessivamente.
2. Escolha a areia ideal
Opte por um tipo de areia que retenha odores e que seja indicada para o fim das necessidades do gato. A areia de grãos naturais e minerais é conhecida por ter boa absorção e conter os odores. A areia do tipo sílica também é indicada por sua ótima absorção, porém, recomenda-se o formato de cristais, evitando que caiam fora da caixa.
Areias com aroma podem ser desagradáveis para animais mais sensíveis, fazendo com que o felino evite o acesso a caixa sanitária, então vale evitar os aromatizantes.
Jamais use areia de construção, já que esta pode conter parasitas que podem transmitir doenças ao felino.
3. Fique atento ao local da caixinha
Se você vai escolher onde será o lugar que o gato fará suas necessidades, lembre-se de que os bichanos são extremamente limpos. Por isso, nunca coloque a caixinha próxima ao local onde o felino fará suas refeições, pois, se isso for feito, certamente ele não irá utilizá-la. Um dos maiores motivos pelos quais o gato não utiliza a caixa de areia é sua proximidade com a comida e com a água. Se possível deixe a caixa sanitária em ambiente separado ao local de alimentação e descanso.
4. Faça a limpeza diária
Pelo fato de serem extremamente higiênicos, os gatos não usarão a caixa de areia se ela estiver suja. Insira em sua rotina o hábito de limpar o local frequentemente, sendo de duas a três vezes por dia o suficiente. Tenha uma pá adequada para fazer a limpeza. A urina tende a se transformar em uma pequena pedrinha, fácil de ser pega com a pá correta, deixando o excesso de areia não utilizado dentro da caixinha.
A troca total da areia deve ser realizada de 1 vez por semana a 1 vez por mês, dependendo do tipo de areia utilizada. Caso não seja areia que formam torrões, a troca total deve ser feita de forma mais frequente para evitar acúmulo de resquícios de dejetos. É necessário fazer a lavagem da caixa sanitária com água e desinfetante e colocar nova areia somente depois que a mesma estiver bem seca.
5. Coloque um jornal embaixo da caixa
Outra dica valiosa é colocar um jornal em baixo da caixa de areia. O gato, depois de defecar, pode enterrar as fezes, mostrando sua característica dominada, para que outros predadores não sintam o cheiro, ou podem deixá-lo sem enterrar, mostrando-se dominante no ambiente. Se o seu gato costuma enterrar as fezes, coloque um jornal em baixo de sua caixa para que a areia não fique espalhada pelo chão. No final do dia, junte a areia jogada para fora em cima do jornal e despeje-a de volta na caixa.
Seguindo as dicas acima, seu gato ficará muito mais feliz e passará a usar a caixinha de areia com muito mais facilidade. Caso isso não aconteça, é recomendada a visita a uma clínica veterinária de confiança, para detectar algum problema que possa caracterizar essa mudança de comportamento no bichano.
Gostou das nossas dicas? Siga-nos em nossas redes sociais para ficar sempre ligado nas novidades!