O ultrassom veterinário é um exame que tem se mostrado cada vez mais importante e indispensável para entendermos da saúde dos nossos animais de estimação.
Com imagens bidimensionais em tempo real, o ultrassom permite que veterinários vejam o tamanho, formato e a textura dos órgãos internos do pet, tudo isso sem a necessidade de cirurgias exploratórias ou exposição à radiação.
Este exame é utilizado para prevenir, diagnosticar e acompanhar tratamentos específicos. As informações obtidas com a ultrassonografia podem contribuir e auxiliar nas decisões para a realização de cirurgias, biópsias, endoscopias e outros exames laboratorias específicos.
Como funciona o ultrassom veterinário
O ultrassom não apresenta efeitos biológicos nocivos, sendo seguro tanto para o animal quanto ao operador. Praticamente indolor, não invasivo e na maioria das vezes sem a necessidade de sedação, sendo tolerado facilmente pelos pets!
O ultrassom veterinário utiliza de um transdutor para emitir e captar ondas sonoras na superfície a ser avaliada, no qual, tais ondas serão transformadas em imagem de acordo com a densidade dos órgãos.
É necessário a tricotomia (depilação) dos pêlos na região a ser estudada e o uso de gel condutor para que haja a formação das imagens. Ambos não agridem a pele do pet!
Quando ele é indicado
Há sintomas que, quando identificados pelo tutor do animal de estimação, precisam ser levados em consideração, tais como:
- Perda da peso;
- Vômito;
- Diarréia;
- Falta de apetite;
- Dores abdominais;
- Suspeita de ingestão de corpos estranhos;
- Aumento do volume abdominal;
- Gestação, dentre outros.
Os exames de imagem fornecem informações preciosas no diagnóstico, mas que devem ser analisadas juntamente com as informações clínicas e com demais exames laboratoriais para que tenhamos um diagnóstico assertivo.
Sendo assim, ultrassom veterinário é uma ferramenta importante que auxilia o clínico veterinário na escolha de outros exames complementares que contribuam para o diagnóstico do paciente, e consequentemente no melhor tratamento.
Outro fator fundamental é a experiência do Médico Veterinário que realiza o exame ultrassonográfico. Nossa equipe conta com profissionais altamente qualificados que possuem pós-graduação voltadas para o Diagnóstico por Imagem, além dos mais modernos equipamentos disponíveis na atualidade.