Ícone do site Vet Quality

Paulo Juliani MV PhD – Cirurgião Veterinário

Paulo Juliani MV PhD – Cirurgião Veterinário

Atuação:  Atua no serviço de Cirurgia Torácica e Cirurgia Cardiovascular Percutânea do Vet Quality Hospital Veterinário 24 horas

Formação acadêmica:

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (1986). É responsável pelo Serviço de Cirúrgia Torácica e Cardiovascular do Vet Quality Hospital Veterinário 24h em São Paulo – SP.

Tem experiência como docente em cursos de graduação de medicina veterinária nas áreas de anestesiologia e farmacologia. É colaborador, tem formação e possui doutorado pela Divisão de Cirurgia Torácica e Cardiovascular do Instituto do Coração – InCor, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP, sob orientação do Prof. Fabio Jatene, com experiência em cardiomiopatias, valvopatias, insuficiência cardíaca e geometria ventricular.

No campo da geometria ventricular, desenvolveu importante pesquisa para o entendimento do remodelamento ventricular esquerdo em algumas cardiomiopatias, com implicações nas estratégias cirúrgicas para terapia das mesmas. Fez consultoria para a empresa Boston Technologies (USA) para o desenvolvimento de dispositivos cirúrgicos usados em valvopatias cardíacas.

É professor de Cirurgia Torácica e Cardiovascular do Curso de Especialização em Cirurgias dos Tecidos Moles da Anclivepa-SP e coordenador do Curso Intensivo de Cirurgia Cardio-Torácica nessa mesma associação. Também na Anclivepa-SP ministra os módulos de Cirurgia Cardio-Torácica e Endocardiovascular no curso Intensivo e no de Especialização em Cardiologia Clínica. É Professor do módulo de Cirurgia Torácica e Cardiovascular dos cursos de Cirurgia da UFAPE Brasil, CDMV – Rio de Janeiro, CETAC-SP, Instituto Quallitas, Equalis Cursos e Instituto Bioethicus . Realizou palestras da área em diversos congressos, simpósios e eventos da medicina veterinária.

Em 2009 realizou, pela primeira vez na América Latina, uma Valvoplastia Percutânea por Cateter-Balão para tratamento de Estenose da Valva Pulmonar em um cão, e desde então lidera a equipe do Serviço de Cirurgia Endocardiovascular (cateterismo), especialmente voltado para correção de cardiopatias congênitas. Realizou com sua equipe, pela primeira vez ou de forma rara na medicina veterinária mundial, algumas cirurgias cardiovasculares convencionais ou híbridas (toracotomia associada ao cateterismo cardíaco) para a correção de afecções mais complexas das valvas tricúspide, mitral, aórtica e pulmonar. Desde 2012 é colaborador de equipe multidisciplinar, no InCor, para o desenvolvimento de próteses para tratamento de insuficiência valvar mitral por via minimamente invasiva. Entre 2013 e 2014 realizou, em conjunto com um grupo de pesquisadores do Sul, Sudeste e Nordeste, um trabalho de atualização sobre taxas de incidência de Dirofilariose canina nestas regiões, tendo ficado responsável pela pesquisa no estado de São Paulo.

Sair da versão mobile