Cuidar de um cachorro nem sempre é fácil. Nossos cães precisam de uma atenção especial, principalmente com o que os alimentamos. Muitas vezes acreditamos que eles podem comer das mesmas coisas que nós, mas existem alimentos que podem causar sérios problemas de saúde para o animal, já que seu organismo funciona de uma maneira totalmente diferente do nosso.
Por isso, separamos uma lista com 10 alimentos que não devem ser consideradas comida para cachorro e que devem ser cortados da dieta do seu companheiro, não importando quanta “manha” ele faça! Fique atento!
Chocolate
Amado por humanos, o chocolate pode ser extremamente perigoso para os cachorros, pois contém a teobromina (que é inofensiva para nós), um composto químico que tem a capacidade de intoxicar os cães. Quanto mais escuro e amargo o chocolate, mais perigoso ele é, pois existe uma maior concentração desta substância.
A teobromina pode provocar náuseas, diarreia, vômitos, convulsões aceleração dos batimentos cardíacos podendo levar a um quadro de intoxicação do animal.
Leite e derivados
A maioria dos cachorros possui algum grau de intolerância à lactose, que é a substância principal do leite e de seus derivados. Isso acontece devido aos cães não conseguirem digerir adequadamente este composto, o que pode causar dores abdominais, náuseas e gases no cão que consome leite.
Uvas e uva-passa
Embora ainda não se saiba exatamente por que, a uva e uva-passa contém alguma substância que causa lesão renal aguda em cachorros, que podem ficar fracos, desidratados e terem falência total dos órgãos.
Alho e cebola
Cães que consumam em excesso a cebola e/ou alho tem grandes chances de desenvolverem distúrbios das células do sangue, podendo ficar anêmicos e enfraquecidos.
Ossos
Pode parecer natural e saudável que cães fiquem roendo e comendo ossos, mas na verdade esse comportamento pode ser perigoso para o animal, já que os ossos contém farpas e lascas que podem machucar o intestino e estômago dos bichos, causando sangramentos.
Bacon
O bacon, por ser extremamente gorduroso, pode sobrecarregar o pâncreas do cachorro, o que leva a distúrbios de nutrição graves e à pancreatite, quadro perigoso para a vida do cão.
Carnes cruas
Dar carnes totalmente cruas ou mal cozidas para nossos animais não é uma boa ideia, porque estes alimentos podem conter microorganismos que irão infectar o organismo dos cachorros, podendo causar doenças sérias. Por isso, se você quiser dar alguma carne para o bicho, tenha atenção em utilizar petiscos recomendados para essa finalidade sempre com orientação do médico veterinário.
Doces
Alimentos doces fazem mal para nós e fazem mais mal ainda para os cães, que não estão preparados para esta dieta. Os doces podem causar diabetes e obesidade nos bichos e devem ser evitados sempre.
Ração para gatos
A ração para gatos é feita pensando-se nas necessidades e particularidades do organismo dos felinos. Dessa forma, recomenda-se sempre o uso da dieta apropriada para o seu animal.
Snacks
Os snacks industrializados são alimentos que são extremamente apetitosos para os cachorros, com sabor e cheiro que os deixam absolutamente enfeitiçados.
Com moderação, estes lanchinhos podem ser utilizados para reforçar comportamentos positivos do animal e melhorar a relação com seu dono, mas o consumo excessivo deve ser evitado. O excesso de snacks predispõe a obesidade, prejudica a saúde do animal e pode tirar o apetite da refeição adequada que ele deve comer. Não utilize snacks como comida para cachorro, apenas como petiscos.
Gostou de saber mais sobre qual a alimentação para cães mais adequada? Deixe sua dúvida ou comentário aqui que tentaremos te ajudar! Até a próxima!