Checklist de inverno

Este período de inverno também pode ser crítico para os cães mais idosos, que podem estar sofrendo com dores articulares. Preparamos abaixo também algumas dicas de como verificar se está sentindo algum desconforto, principalmente quando ele se nega a te acompanhar nos passeios pelo bairro.

Meu cão está mais lento e aparenta estar com dor. O que pode ser?

A dor em cães pode ser causada por várias doenças, incluindo a osteoartrite, que afeta a vida do animal de diversas formas, reduzindo sua mobilidade, causando dor e alterações comportamentais, além de diminuir significativamente sua qualidade de vida. Reconhecer os sinais de dor associados à osteoartrite é fundamental para garantir a saúde do seu cão e buscar ajuda médica especializada para controlar a dor e retardar a progressão da doença.

A osteoartrite é uma doença que pode afetar cães de todas as idades, raças e tamanhos. De 10 cães, geralmente 4 apresentam vários sinais que podem estar sofrendo de dor. É importante saber reconhecer os sinais e alterações comportamentais associadas à doença, como:

• Maior lentidão na atividade física;
  • Aumento dos períodos de repouso;
  • Redução da interação com outros animais e/ou tutores;
  • Dificuldade na locomoção;
  • Dificuldade ao levantar-se após períodos de repouso;
  • Mancar ao caminhar;
  • Necessidade de parar durante atividade física;
  • Alteração no padrão do sono.

Alguns tratamentos já estão disponíveis para melhorar significativamente a qualidade de vida dos cães com osteoartrite. O diagnóstico precoce associado a um tratamento adequado é fundamental para retardar a progressão da doença e garantir uma vida saudável e feliz para seu cão. Uma boa opção é o tratamento com LIBRELA®, que é feito com uma única aplicação por mês.

Reconhecer os sinais de dor associados à osteoartrite em cães é fundamental para garantir sua saúde e bem-estar. Se você suspeita que seu cão pode estar sofrendo com osteoartrite, procure ajuda médica especializada e considere opções de tratamento inovadoras, para melhorar a qualidade de vida do seu animal de estimação.

O que mais preciso me preocupar antes de ir viajar com meu pet ou deixar em um hotel/abrigo?

Conte conosco para fazer o planejamento de tudo que seu pet precisa para evitar as doenças mais comuns do período de férias de inverno. Veja abaixo os itens que você e seu pet devem verificar para que suas férias sejam as mais tranquilas e proveitosas.

Vacinação
A vacinação anual é essencial para prevenir doenças importantes assim também como a gripe canina e o complexo respiratório felino. Aos cães que ficarão em hotéis ou abrigos, não esqueça de aplicar antirrábica , V10 e a vacina contra a gripe canina.

Os gatos devem tomar uma dose da tríplice, quádrupla ou quíntupla felina, além da vacina antirrábica.

Preventivo Verme do Coração (cães)

Caso esteja indo para regiões litorâneas, é recomendado que faça a aplicação do preventivo ProHeart. À doença do verme do coração ou a Dirofilariose é transmitida pela picada de mosquitos presentes nestas regiões. Os vermes podem medir até 20 cm e se alojam nas artérias pulmonares e no coração. Quando não diagnosticada e tratada, pode levar à morte.

Proteção contra pulgas e carrapatos

No inverno, com o tempo mais seco, a proliferação de carrapatos aumenta. Consulte o veterinário para saber qual o melhor método de prevenção: pipetas, medicamentos orais ou coleiras específicas. Infelizmente as taxas de cães contaminados por doença transmitida por carrapato é alta no Brasil.

Vermifugação: administrar regularmente o vermífugo ajuda a prevenir diversas doenças causadas por vermes. Duas ótimas opções são: Milbemax™ que elimina vermes intestinais e previne a dirofilariose e Drontal™ que é eficaz contra os vermes intestinais e giárdia.

Outras dúvidas ou para mais esclarecimentos entre em contato conosco. Lembre-se que esses cuidados irão proporcionar qualidade de vida e principalmente longevidade ao seu novo amigo!