Durante o período das festas de fim de ano, quem tem animais de estimação sabe o quanto eles podem ficar assustados e até mesmo ter reações inesperadas devido os barulhos causado pelos fogos de artifício.
Portanto, essa passa a ser uma preocupação comum, principalmente para os donos de cachorros, que na hora do susto podem se machucar ou até mesmo fugir de casa.
Para ajudá-lo a preparar seu amiguinho para esses dias de festa e evitar qualquer tipo de problema, separamos algumas dicas e cuidados importantes. Confira!
Acostume seu cachorro ao barulho dos fogos
Uma tática para minimizar o estresse dos animais é fazer com que o seu bichinho se familiarize com os barulhos comuns nessa época do ano, como o de música alta e fogos de artifício.
Além de ouvir música regularmente, procure na internet sons que simulam a explosão de fogos de artifício e deixe, diariamente, rolando no ambiente. Enquanto isso, aja normalmente e mostre ao seu cão que esse barulho é algo comum e que ele não precisa ficar assustado.
Mantenha as janelas e portas fechadas
Sempre que você souber que haverá uma queima de fogos de artifício perto da sua casa, não apenas no fim do ano, mas também outras festividades como lançamentos, jogos de futebol, previna seu pet de possíveis fugas tanto em apartamentos quanto em casas, fechando portas, janelas e portões.
Além de abafar os barulhos externos, deixando o seu pet mais tranquilo, as postas e janelas fechadas evita que os cães e outros animais que se assustarem com os barulhos corram sem rumo, podendo se perderem.
Deixe o animal em um local seguro
Se você não for ficar em casa no momento da queima de fogos, deixe seu cachorro em um local seguro para que ele não se machuque. Quando o animal fica muito agitado por causa do barulho, ele pode acabar derrubando móveis e objetos, o que pode ser perigoso para ele.
Prefira deixá-lo em um cômodo sem muitos objetos, com comida e água à disposição, e as portas e janelas sempre fechadas. Deixe a caminha do cachorro no local também, para que ele se sinta mais seguro e confortável.
Ofereça distrações extras para o momento dos fogos
Separe alguns petiscos que ele mais goste ou até mesmo um brinquedo que ele ame, e guarde para o momento da queima de fogos. Assim você poderá mudar o foco do barulho, associando a algo muito prazeroso para seu animalzinho.
Aja naturalmente e não demonstre pena
Caso você fique em casa durante as festas, evite pegar o cachorro no colo ou fazer carinho para acalmá-lo, pois isso pode fazer com que ele tenha esse medo pra sempre, entendendo que o barulho é realmente preocupante.
Aja naturalmente, incentive brincadeiras com o animal e deixe que ele associe o barulho a um momento alegre e divertido. Uma boa dica é “fazer festa” sempre que ouvir barulho de fogos, batendo palmas, dando petiscos e incentivando o bichinho a se divertir com isso. Lembre-se de que os pets são muitos inteligentes e podem sim entender os humanos.
Com a aproximação das festas de fim de ano, as preocupações com a saúde e com o bem-estar dos animais de estimação ficam maiores. Sendo assim, que tal compartilhar este artigo nas redes sociais e ajudar outros donos de cachorro a protegerem seus bichinhos do barulho dos fogos de artifício?