Assim como acontece com os seres humanos, os animais de estimação também podem sofrer com diversas patologias, como é o caso da alergia alimentar em cães
Mais comum do que se pensa, essa doença pode surgir em bichinhos de todas as idades e raças.Os cachorros sob o maior risco são aqueles que demonstram sinais de hipersensibilidade cutânea.
Ou seja, os que se coçam com regularidade e apresentam a pele vermelha e irritada. Mesmo existindo maneiras simples de identificar os sintomas, a alergia pode vir de fontes rotineiras, como da ração do seu pet.
Em razão disso, é fundamental estar sempre atento ao comportamento dos cães. Então, para lhe ajudar, trouxemos neste post um guia sobre como tratar e identificar essas anomalias. Acompanhe para conferir!
Quais são os sintomas mais comuns de alergia alimentar em cães?
Como dissemos, o sintoma mais comum da alergia alimentar canina é uma coceira intensa na pele — principalmente na cabeça, patas dianteiras, olhos, barriga e rabo. Além disso, entram na lista a perda de pelos, problemas gastrointestinais e dificuldades para respirar.
Outro fator que pode indicar alergias são os problemas cutâneos, como infecções nos ouvidos. Os sinais desse tipo de infecção costumam ser a coceira excessiva na área, vermelhidão, inchaço e secreções sanguinolentas, de coloração amarronzada ou amarelada.
Dependendo do grau de alergia alimentar, o cão ainda pode apresentar vômitos, diarreia e cólicas intestinais. Se o seu amigo peludo vomita frequentemente após se alimentar, ele pode ser alérgico à alimentação que está recebendo.
Quando essas alergias aparecem?
Embora a alergia possa surgir em cães de qualquer idade, é comum que os sintomas se manifestem pela primeira vez quando o pet é ainda muito jovem.
Ao contrário das alergias sazonais (como as causadas pelo pólen), a alergia alimentar não aparece em uma época específica do ano.
Alergia alimentar e intolerância alimentar são a mesma coisa?
Não, esses termos não significam a mesma coisa. A intolerância alimentar se caracteriza como uma dificuldade na digestão do alimento, causando uma série de reações adversas, principalmente no sistema gastrointestinal.
Já a alergia alimentar é uma resposta imunológica imediata à ingestão ou contato com um determinado alimento, fazendo com que o organismo crie defesas e minimize os sintomas.
Como diagnosticar e tratar a doença?
Ao notar no seu cão os sintomas mencionados acima, o primeiro passo é levá-lo ao veterinário. Esse profissional pode indicar uma dieta específica para fazer avaliações e descobrir qual é o alimento que causa alergia no pet, dependo do caso, pode até mesmo ser encaminhado para um dermatologista. Em muitos casos, a simples remoção da ração pode resolver o problema.
Além disso, o veterinário também pode solicitar exames de sangue e submeter a substância a diversos testes. Então, com a causa identificada, o tratamento pode ser feito com a introdução de uma alimentação hipoalergênica especial, por exemplo, que têm o objetivo de impedir que o cão ingira novamente substâncias alergênicas.
Essa identificação e o tratamento da alergia alimentar em cães podem demorar certo tempo, ainda assim, são essenciais para que o seu amigo de quatro patas possa viver com mais saúde e bem-estar.
Quando a solução para o problema for encontrada, você verá resultados positivos no seu pet e conseguirá se adaptar facilmente a qualquer restrição alimentar!
Enfim, gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite agora para curtir nossas páginas no Facebook e no YouTube e fique de olho em tudo que compartilhamos por lá!
- Veterinário SP – Vet Quality – Atendimento 24 horas!