Esse benefício ajuda a manter a saúde dos animais sempre em dia e os donos despreocupados sem pesar no bolso
Quem tem plano de saúde sabe que conseguir um atendimento rápido e de boa qualidade pode ser muito mais fácil do que na rede pública. Já existem também plano de saúde para pets, uma comodidade para você e para o seu animal de estimação.
Com mais de 130 milhões de animais de estimação no Brasil, segundo o IBGE, as clínicas, laboratórios e emergências veterinárias são cada vez mais disputados, e as opções oferecidas gratuitamente já estão saturadas.
Por isso, nos últimos anos, o mercado de plano de saúde para os bichinhos tem se mostrado uma boa ideia. A variedade de ofertas abrange todas as faixas de preço, permitindo que qualquer um tenha acesso a planos acessíveis para os pets.
Essa opção também é ideal para manter a saúde do animal em dia, deixando os donos mais tranquilos em relação a checkup, vacinação, castração, acidentes e problemas de saúde característicos da raça.
Quer saber mais sobre o plano de saúde para pets e entender se ele é a melhor opção para o seu amigo? Confira as informações a seguir.
Como funciona
Mediante o pagamento de uma taxa mensal – que varia de acordo com os serviços oferecidos o seu pet pode receber atendimento emergencial, fazer consultas, exames e procedimentos cirúrgicos realizados em hospitais, clínicas e laboratórios credenciados.
Cada plano oferece uma cobertura diferente. Alguns contam com cobertura para vacinas e cirurgias, além da possibilidade de implantar chip de localização no animal. Existem opções para os tutores que querem atendimento para facilitar a castração e os partos.
Os planos de saúde mais completos incluem ainda mais vantagens. Consultas domiciliares e terapias, como fisioterapia e acupuntura veterinária, também podem ser encontradas.
Assim como nos planos para humanos, quanto maior o valor, mais serviços são oferecidos. Portanto, consulte as condições oferecidas pelos planos de saúde que são do seu interesse.
Veja mais sobre o assunto – Vacina para cachorro: seu amigo está protegido?
Preços
Os valores dos planos variam não somente de acordo com os serviços oferecidos. A idade, o porte do e a situação de saúde prévia do animal atendido também impacta no preço que você irá pagar para que a saúde do seu pet não fique em risco.
A raça do animal também pode influenciar no preço, pois certas raças apresentam predisposição a ter mais problemas de saúde do que outros.
Tudo isso é levado em conta pela empresa que oferece o serviço.
É possível encontrar planos a partir de R$30 mensais, mas em alguns casos eles podem atingir até R$300 por mês!
Vantagens
Contar com um plano de saúde para pets é muito vantajoso, principalmente em caso de imprevistos. Problemas de saúde inesperados ou acidentes que exigem a realização de exames, podem custar muito caro para os tutores.
Para os tutores de animais com saúde frágil, esse benefício também se torna mais vantajosos. No caso das raças braquicefálicas, por exemplo, que tem mais chances de desenvolver problemas respiratórios, o acompanhamento e tratamento completo já estará incluso para cuidar do pet.
Entenda melhor – Você sabia que os problemas respiratórios são propícios em cães braquicefálicos?
Plano de saúde e plano de clínica
Além do plano de saúde para os animais, existe um outro tipo de benefício, chamado de plano de clínica, que pode deixar você confuso na hora de fechar um negócio.
É importante saber a diferença entre planos de saúde e planos de clínicas para saber qual é a melhor opção para você e para o seu animal.
O plano de saúde para pet atende cães e gatos, que compõe a maioria dos bichos de estimação no Brasil, com os serviços de saúde mencionados anteriormente.
Já plano de clínica é um pacote de serviços oferecidos por um estabelecimento específico para determinados atendimentos. Eles também podem oferecer vantagens em serviços como banho, tosa e itens de pet shop.
No caso dos tutores de cães e gatos, o plano de saúde para pet costuma ser a opção mais vantajosa. Já os tutores de animais exóticos, por exemplo, podem fechar um plano em uma clínica especializada. Avalie de acordo com as necessidades do seu animal de estimação.
Como escolher o melhor plano de saúde para pets
Na hora de escolher, leve em consideração os pré-requisitos do serviço: a idade, o porte, a raça e as condições de saúde do animal em questão. Veja se o plano vai oferecer tudo aquilo que o pet precisa por um bom preço.
Filhotes e animais jovens não precisam fazer visitas tão frequentes ao veterinário, então é possível aderir a um plano mais barato e mudar conforme o animal envelhece. Já as raças com tendência a certos problemas podem deixar o custo do plano muito mais alto.
Além disso, avalie quais são as clínicas e laboratórios credenciados e a área de cobertura. O ideal é que os locais estejam cadastrados no Conselho Regional de Medicina e que ao menos uma opção de emergência fique perto da sua casa, mas lembre-se que em cidades menores, a rede conveniada pode ser reduzida.
Agora que você já sabe a melhor forma de cuidar da saúde do seu pet sem prejudicar o seu bolso, será muito mais fácil mantê-lo feliz e saudável para viver por mais tempo ao seu lado!
Você já sabia que era possível ter um plano de saúde para pets? Deixe nos comentários a sua experiência!
Veterinário SP – Vet Quality – Atendimento 24 horas!