Quando estamos pensando em adquirir um animal de estimação, normalmente escolhemos aquele que nos conquista pela beleza. Pequeno e ágil, o Lulu da Pomerânia é famoso por ser a legítima “bola de pelos” do mundo dos cachorros
Além dessa graciosidade, o que mais esse peludo tem a nos oferecer? Uma das vantagens de ter um cão de raça é que as suas características foram muito bem selecionadas ao longo do tempo. Assim, podemos saber exatamente como o filhote será quando crescer e como é o seu temperamento.
Ao buscar informações sobre a raça você evita surpresas e tem a garantia de que está fazendo a escolha certa. Quer conhecer mais sobre esse cãozinho? Fique atento ao artigo que preparamos para você!
Origem da raça
O Lulu da Pomerânia é uma raça que faz parte da família Spitz, cujos ancestrais foram os primeiros a conviverem com os homens em aldeias nômades no norte da Europa (antiga região da Pomerânia, onde hoje é a Alemanha e a Polônia). Este grupo se destaca por terem sido selecionados, desde os primórdios, a serem cães de companhia e de alerta.
A linhagem se popularizou depois de a Rainha Vitória ter levado à Grã-Bretanha alguns exemplares, começando a sua própria criação e desenvolvendo variedades menores que os originais. Assim, surgiu o Spitz Alemão Anão, raça reconhecida pelo English Kennel Club, em 1870, e pelo American Kennel Club em 1900.
Variedades e características da raça
Os membros do grupo Spitz apresentam uma cabeça mais larga na parte posterior, afinando-se gradualmente até o focinho, que é reto e fino (“spitz” em alemão significa pontiagudo). As orelhas são pequenas e eretas, e a cauda é curva e bem posicionada no dorso do animal.
A pelagem é bastante densa, longa e são aceitas praticamente todas as cores e tonalidades para o padrão da raça: preta, marrom, laranja, branco e mesclado de cinza. As variedades se diferenciam pelo tamanho:
- Wolfspitz (Keeshond): o maior representante do grupo, com 46-50 cm de altura e 25 a 30 kg;
- Spitz Grande: 45 cm;
- Spitz Médio: 34 cm;
- Spitz Pequeno: 26 cm;
- Spitz Anão (Lulu da Pomerânia): 20-27 cm e 1 a 3 kg.
Dócil e afetuoso
Pelo fato de a raça não ter sido desenvolvida com intuito de caçar, de matar animais ou de perseguir delinquentes, os membros desse grupo são muito dóceis e amáveis. Inteligentes e obedientes, os primeiros Spitz eram destemidos puxadores de trenó e exímios pastores de ovelhas.
Hoje, esses cãezinhos são reconhecidamente muito dedicados, zelosos e brincalhões. São carinhosos e se apegam com bastante facilidade aos seus tutores. Além disso, são excelentes cães de alerta, uma vez que eles têm um grande senso de proteção e possuem latidos agudos e penetrantes.
É importante adestrar o Lulu desde filhote e acostumá-lo com a presença de estranhos e de outros animais de estimação. Eles ainda podem ser ciumentos e temperamentais quando um desconhecido se aproxima de seu tutor, uma vez que se apegam muito facilmente aos seus donos. Confira dicas de como treinar o seu cachorro!
Cuidados com a saúde
A pelagem densa do Lulu da Pomerânia exige alguns cuidados, como escovação frequente e banhos mensais. Não exagere na quantidade de banhos que, em excesso, retiram a oleosidade natural da pele (que lhes confere proteção).
Deve-se secar muito bem o seu pelo, evitando a proliferação de fungos e alergias. A tosa completa (sem motivos médicos) não é recomendada, pois, além de não ser o padrão da raça, pode deixá-los vulneráveis a afecções de pele.
Entre os problemas mais comuns entre os Lulu da Pomerânia estão o deslocamento da patela (rótula) e a atrofia da retina. Portanto, exames periódicos nos joelhos e olhos são recomendados.
Bastante ativos e atentos, é importante dedicar um tempo para as brincadeiras. A expectativa de vida desses cãezinhos é de 12 a 16 anos e a alimentação deles deve ser sempre de qualidade para que se mantenham saudáveis e vistosos.
O Lulu da Pomerânia é conhecido pela sua amabilidade, por se parecer com um bichinho de pelúcia e pelo seu tamanho reduzido, o que facilita o seu convívio em lugares pequenos.
Qual a sua raça de cachorro favorita? Compartilhe nos comentários e já aproveite para conhecer a Vet Quality!