O processo de domesticação do lobo selvagem e a seleção de características desejadas culminaram no surgimento de inúmeras raças de cães — entre elas, o Jack Russell Terrier
A nossa relação com os cachorros hoje é tão estreita que até parece que eles sempre estiveram conosco. Mas a sua origem é muito mais antiga do que se pensava e data por volta de 18.000 anos atrás.
Você certamente já ouviu falar dessa raça, que ficou muito conhecida através do filme “O Máskara”. O personagem principal do filme tem como fiel companheiro o cãozinho Milo que, além de fazer algumas estripulias, o livra de complicadas situações!
Mas quais são as principais características dessa raça? O que a faz tão especial? Está pensando em adquirir um cãozinho Jack Russell Terrier e quer saber se vocês podem se dar bem? Acompanhe o artigo que preparamos pra você e descubra!
Origem da raça
A raça é originária da Inglaterra e foi desenvolvida pelo reverendo John Russell, na metade do século XIX. Após sucessivos cruzamentos entre sua cadela Trump (uma Old White English Terrier), cães da raça Beagle e outras raças desconhecidas, John criou um cão com as características que procurava para ser um exímio caçador de lebres e raposas.
Principais características
- origem: Grã-Bretanha;
- altura média: 25 ou 26 cm;
- peso médio: de 4 a 7 kg;
- cor da pelagem: branco com manchas marrons ou pretas, ou com ambas;
- expectativa de vida: 13 anos;
- agressividade: baixa;
- atividade física: intensa;
- espaço necessário: médio ou grande.
O grupo Terrier (Bull Terrier Inglês, Terrier Brasileiro, Fox Terrier, entre outros) inclui as raças de cães que foram desenvolvidas para serem caçadores. Um cachorro de raça que faça parte desse grupo é forte, inteligente, corajoso e de estrutura compacta.
Os Jack Russell Terrier são cheios de energia e extremamente ativos. De temperamento bastante agitado, eles precisam de muitas brincadeiras e um espaço grande para correr e liberar toda essa energia. São carinhosos, dóceis, leais e apegados aos seus donos.
Bastante astutos e serelepes, entre as suas atividades e brincadeiras preferidas estão a corrida e a perseguição. Veja cinco dicas para controlar cachorros hiperativos!
Convivendo com um Jack Russell Terrier
Quem deseja ter um companheiro desta raça precisa ter pulso firme e paciência. De personalidade forte, estes cãezinhos são teimosos e têm muita disposição. O ideal é que comecem a ser educados desde filhotes para reprimir desobediências e para que sua independência não se torne um problema.
Eles podem viver em apartamento desde que seja suprida a sua necessidade de atividade, uma vez que eles têm uma grande necessidade de liberar toda a sua energia e podem se tornar agitados demais, caso não sejam devidamente estimulados. Eles adoram cavar — esteja preparado para muita euforia e atividade intensa!
Devido ao seu comportamento caçador e territorialista, o Jack Russell Terrier precisa ser acostumado desde cedo com outros cães, gatos e outros pets menores. É preciso estar sempre atento para evitar possíveis conflitos. Entretanto, como é muito inteligente e afetivo, a convivência com outros animais não é impossível.
Saúde — cuidando de um Jack Russell Terrier
O Jack Russell Terrier é bastante resistente e forte, mas como todo cão de raça necessita de alguns cuidados. Os problemas mais comuns que atingem essa raça são lesões oftalmológicas e ortopédicas. A escovação semanal evita a queda demasiada de pelos e brincadeiras diárias os protegem de estresse e ansiedade.
E então, gostou do nosso artigo? Esperamos que sim! Não perca tempo e conheça melhor os serviços das Vet Quality.