Ícone do site Vet Quality

Por que cachorro tem odor mais forte?

Por que cachorro tem odor mais forte?
Por que cachorro tem odor mais forte?

Algumas raças podem apresentar mau cheiro devido a predisposições genéticas

Por mais óbvio que pareça, essa afirmação precisa ser dita, principalmente para quem não é muito adepto aos cães. Se você gosta desse animal, deve ter em mente que ele não vai ter o mesmo aroma dos seres humanos.

Criar situações para que o pet fique sempre com o cheiro que nós acreditamos ser bom pode causar alguns problemas. O excesso de banho e o uso de produtos de forte composição química para eliminar odor de cachorro  podem levar a quadros de baixa imunidade ou dermatites.

A frequência do banho pode implicar no quadro inverso. Isso quer dizer que, quanto mais o animal é exposto à água, mais sebo produzirá. Isso fará com que ele fique com cheiro forte.

Além disso, o pet pode correr o risco de contrair doenças respiratórias, principalmente se os banhos forem dados em dias muito frios. Os perfumes também devem ser evitados porque podem prejudicar o olfato dos cães.

Conheça o cheiro próprio do seu amigo

A convivência e o contato com o cão promoverá um reconhecimento dos comportamentos e do cheiro que é próprio e natural dele. É importante que você saiba identificar o aroma de cada parte do corpo.

Sempre que possível, verifique patas, orelhas e pele. Além disso, observe também o odor das fezes e da urina. Com essa memória olfativa, você saberá identificar algum cheiro forte que foge da normalidade e de que parte do corpo ele é proveniente.

O que fazer quando o cheiro exalado pelo cachorro foge do padrão

Caso seu cachorro apresente um cheiro mais forte do que o normal, tente identificar todos os sinais possíveis e procure por um veterinário. Na Vet Quality, seu amigo terá a oportunidade de ser avaliado por uma equipe multidisciplinar que avaliará a origem do odor.

Principais causas para o mau cheiro

Dermatite

Normalmente, quando o cachorro apresenta reações alérgicas, infestação por parasitas, fungos ou bactérias, a pele tende a exalar um cheiro que se parece com o de terra.

Otite

Problemas de ouvido podem atingir cães de todas as raças e idades, principalmente se o animal tiver o hábito de brincar esfregando a cabeça no chão ou tiver muito contato com quintais de terra.

Os quadros de otite surgem quando ocorre o aumento significativo produção de cera. Caso perceba que o cheiro do seu amigo esteja muito forte e ácido, observe as orelhas para ver se há sinal de infecção.

Normalmente, as orelhas inflamadas apresentam uma cera de cor marrom escuro e a pele fica vermelha. Não tente limpar os ouvidos do seu amigo com hastes flexíveis.

Leve ao veterinário para que ele prescreva os medicamentos específicos para tratar a origem do problema de modo a eliminar odor de cachorro que está associado à doença.

Gases

Todos os cães, assim como os seres humanos, liberam gases, mesmo que a gente não perceba. Algumas raças, como buldogue e pug liberam com maior frequência. Apesar de ser normal, você deve identificar se os gases estão sendo liberados de forma excessiva.

Nesse caso, talvez, seu amigo necessite de outro tipo de ração para cachorro. Pode ser que alguns componentes da ração não estejam sendo assimilados pelo organismo. Não troque o alimento por conta própria.

A ração deve ser trocada paulatinamente e sob as orientações do especialista em nutrição canina.

Glândulas anais

Assim como os gambás, os cães possuem glândulas no ânus que podem se romper por diversos motivos. O principal deles é a reação diante de uma situação de medo, para repelir o predador ou o elemento que está passando a sensação de risco.

Quando o líquido dessas glândulas é expelido, o cheiro forte é muito característico, se aproximando do odor de carniça ou materiais em estado de decomposição.

Se isso ocorrer, leve seu amigo ao veterinário para que ele esvazie essas glândulas.

Disfarce

Você já deve ter presenciado seu pet se esfregando em lugares onde há lixo ou restos de comida. Os cães fazem isso por instinto para se protegerem da caçada disfarçando o próprio cheiro.

Isso é muito comum quando os cães são criados em sítios, fazendas ou em lugares em que convivem diferentes espécies de animais.

Hálito forte

O mau hálito pode decorrer de problemas gastrointestinais ou dentários. Para resolver o primeiro, consulte o veterinário para que ele oriente sobre a alimentação do seu pet.

Caso o problema esteja relacionado à saúde bucal, verifique se não há a presença de tártaros. Eles devem ser removidos por meio de procedimento que demanda anestesia geral. Portanto, só o veterinário poderá fazê-lo.

Mantenha os dentes do pet sempre limpos, escovando diariamente com produtos específicos para cachorro.

Raças que tendem a apresentar cheiro forte

Basset Hound, cocker Spaniel, beagle e pug  possuem um odor mais marcante em relação aos outros animais. Apesar dessa predisposição, é importante que você saiba identificar se o cheiro natural ou resultado de alguma infecção, por exemplo.

Independentemente da causa do mau cheiro, sempre existe uma solução para eliminar odor de cachorro. Se você notar algum odor que foge da normalidade, entre em contato com um veterinário 24h de confiança.

Na Vet Quality, você encontra especialistas em dermatologia veterinária, otorrinologia, saúde bucal, oncologia e nutrição canina para que seu amigo receba diagnósticos precisos e tratamentos eficazes.

Sair da versão mobile