(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Doenças Zoonoses: Como prevenir as doenças transmitidas pelos animais de estimação

Os animais de estimação são verdadeiros membros da família. Eles chegam e logo cativam todos com quem convivem. Mas, como qualquer ser vivo, podem adoecer e até transmitir algumas enfermidades às pessoas. Por isso, é importante tomar alguns cuidados com a saúde dos nossos amiguinhos e saber como se prevenir de doenças zoonoses, doenças que podem afetar os humanos e os animais.

Pensando nisso, elaboramos este post para explicar os cuidados que devemos tomar quando temos animais de estimação. Quer saber um pouco mais? Acompanhe conosco!

O que são as doenças zoonoses?

As zoonoses são doenças que podem acometer tanto seres humanos quanto animais: ambos podem contaminar um ao outro. Isso ocorre porque alguns microrganismos, como vírus, bactérias ou fungos, têm a capacidade de afetar tanto as células de animais como as dos humanos.

Como são transmitidas?

As zoonoses podem ser adquiridas por meio do contato de seres humanos com as fezes, urina, saliva, pelos de animais contaminados e até mesmo por vetores como insetos que carregam determinados micorganismos Entretanto, a transmissão pode acontecer de outras maneiras, a depender do tipo de doença.

Veja alguns exemplos:

  • Raiva: pode ser passada para os humanos e sua contaminação acontece pelo depósito da saliva, contendo vírus rábico, em pele ou mucosa, pela mordedura ou arranhadura do animal, assim como pela lambedura de pele com ferimento já existente ou de mucosa mesmo íntegra.
  • Toxoplasmose: é transmitida pelos gatos e sua contaminação ocorre por meio da ingestão dos “ovos” do parasita que são eliminados nas fezes de gatos contaminados.
  • Leishmaniose: é transmitida pela picada de um mosquito (fêmea) infectado pelo protozoário.

Como se prevenir de doenças zoonoses?

A prevenção das doenças que podem ser transmitidas dos animais aos humanos deve acontecer todos os dias, por meio de cuidados específicos de higiene, alimentação e monitoramento da saúde do seu companheiro.

Cuide bem da higiene pessoal e da casa

A exposição direta às fezes e urina dos animais de estimação está entre as principais formas de se contrair uma doença zoonose. Sendo assim, para evitar a infecção, é necessário tomar cuidados como, por exemplo, lavar bem as mãos após brincar com nossos pets e utilizar luvas para fazer a limpeza da área em que eles fazem suas necessidades fisiológicas de excreção e urina.

Preocupe-se com a saúde do seu pet

Um bom começo é levar os animais ao veterinário regularmente, porque, além de verificar as condições gerais de saúde, esses profissionais podem auxiliar com um cronograma de vacinação completo.

Algumas doenças podem ser prevenidas de forma eficaz por meio da administração de vacinas, como é o caso da raiva e da leptospirose, por exemplo.

Outro hábito importante é cuidar bem da alimentação dos animais e certificar-se de que o alimento é saudável e satisfaz as necessidades nutricionais deles. Isso contribui para que o sistema imune dos pets opere a todo vapor.

Faça o controle de parasitas

Os parasitas podem ser portadores de várias doenças que podem acometer os seres humanos, como a sarna, micoses e verminoses por exemplo. Então, é importante fazer o controle de parasitas no seu animal de estimação.

Há dois tipos de parasitas, os internos e os externos:

  • Parasitas internos: são os vermes que vivem no intestino e a melhor forma de prevenir a proliferação desses parasitas é fazer a vermifugação periódica dos animais, conforme a recomendação do veterinário.
  • Parasitas externos: os principais são a pulga e o carrapato, e a prevenção ocorre com a higiene adequada do cão e da administração de produtos que buscam controlar tais parasitas.

Como as doenças podem ser transmitidas pelo contato com fluídos ou excremento dos animais, é importante que eles estejam com o controle de parasitas em dia e que o ambiente de convívio deles seja higienizado com periodicidade.

Além disso, por mais que amemos nossos pets, não são recomendadas brincadeiras como beijar o focinho, pois podem ser uma abertura para a contaminação. E, também, durante os passeios, é bom monitorar o que o animal coloca na boca, assim pode-se evitar que ele seja contaminado.

Agora que você já sabe como se prevenir de doenças transmitidas pelos seus animais, é preciso incorporar esses hábitos à sua vida cotidiana, afinal, isso garante a saúde da sua família e também do seu pet.

Lembre-se de fazer visitas regulares ao veterinário, cuidar sempre da higiene pessoal, da casa e do animal.

Gostou desse post? Então compartilhe nossas dicas nas redes sociais! Afinal, elas também podem ser interessantes para seus amigos que adoram animais!