Quem tem um cãozinho de estimação sabe que a hora do passeio é sagrada. A grande maioria dos cachorros espera ansiosamente por esse momento e esbanjam alegria ao sair pelas ruas
No entanto, para os cães medrosos, passear pode ser um verdadeiro tormento. As causas para esse medo podem ser variadas, mas normalmente incluem traumas emocionais ou simplesmente a falta de costume com os passeios. Como as atividades físicas possuem grande importância na manutenção da saúde e da qualidade de vida dos pets, excluí-las da rotina do animal pode ser um problema.
Felizmente, é possível contornar a situação seguindo algumas dicas simples. Quer conhecer os métodos mais eficazes para garantir que seu cãozinho perca o medo de sair de casa? Confira todas elas a seguir!
1. Tenha paciência
Ter paciência e dar tempo ao tempo é a dica mais importante quando falamos sobre cães medrosos. Como na maioria das vezes o medo está ligado a eventos traumáticos, forçar a barra de seu amigão pode piorar ainda mais o problema.
Inicie os passeios em um local neutro, onde ele se sinta seguro. Em alguns casos, esse ambiente será dentro de sua própria casa. Coloque a coleira e guie o cão pelos cômodos até que ele se habitue com o novo conceito e, aos poucos, tente deixá-lo confortável o bastante para sair.
2. Identifique os principais gatilhos
Outro ponto crucial para evitar problemas durante os passeios, é identificar as causas do medo de seu cão. Isso pode ser difícil e requer muita atenção e cuidado por parte dos tutores, que devem aprender a ler o comportamento do cão.
A partir daí, é possível traçar rotas que deixem o seu pet mais confortável. Se ele tem medo de carros, é interessante evitar locais com grande fluxo de veículos. O mesmo vale para pessoas e vários outros fatores que possam deixá-lo agitado, agressivo e desconfortável.
3. Utilize recompensas
Sabe aquele petisco adorado pelo seu animal de estimação? Ele pode ser extremamente útil durante o treinamento de seu pet para passeios. Isso acontece porque os cães costumam aprender por associação e, nesse caso, o objetivo é fazê-lo associar as ruas e a coleira à presença de guloseimas.
Para isso, ofereça recompensas a cada nova conquista feita pelo seu amigo e tente manter uma frequência justa, para que ele não fique mal acostumado. Lembre-se de utilizar alimentos próprios para cães, evitando possíveis problemas intestinais.
4. Aumente o percurso aos poucos
Por fim, tente não dar passos maiores que as pernas. Se tudo está dando certo até aqui, ótimo: continue! Mas lembre-se de que todas as mudanças devem ser feitas de forma lenta e progressiva.
Com cães medrosos, todo cuidado é pouco e qualquer problema pode fazer com que vocês precisem começar do zero. Por isso, seja paciente e adicione poucos metros ao seu percurso diariamente, permitindo que o cão se acostume com os odores e formas daquele novo pedaço.
Trabalhar a confiança de cães medrosos e torná-los corajosos e seguros é altamente recompensador. Com muito amor e um pouco de paciência, é possível fazer com que seu amigo de quatro patas se torne um entusiasta dos passeios e ganhe muito em saúde e qualidade de vida! Confira também dicas essenciais para controlar cachorros hiperativos.
Aproveite e conheça um pouco mais sobre os ambientes pet friendly e já fique por dentro dos lugares que podem ser visitados por você e pelo seu cão!