Nem todos os pets gostam de banho, por isso, torne esse momento mais tranquilo para ele e para você
Entre as responsabilidades dos donos de cachorros, está o banho do animal para mantê-lo limpo e saudável. Esse momento nem sempre é tão tranquilo quanto você imagina, mas você pode proporcionar conforto ao seu pet dando um banho em casa.
Felizmente, os cachorros não precisam de banho com muita frequência. Animais de pelo curto ou médio devem ser limpos quinzenalmente no verão e uma vez por mês durante o inverno. Já os de pelo longo exigem limpeza quinzenal, sempre. Se o seu pet vive em um local onde possa se sujar, como quintal ou terreno, é preciso aumentar a quantidade de banhos.
Embora as pet shops sejam locais especializados e adequados para um bom banho nos cães, nem sempre é possível levar o animal até lá.
Os filhotes que ainda não completaram a vacinação e a vermifugação não podem frequentar o local. Além disso, os preços podem representar uma alta despesa no seu orçamento. Se você não tiver carro, será preciso utilizar um táxi ou um serviço que venha buscar o pet em casa, aumentando o custo.
Para economizar e manter o bem-estar do seu cão, além da sua própria satisfação ao encontrá-lo cheiroso e com os pelos macios, serão necessários alguns cuidados ao banhar o animal em casa. Aprenda como fazer isso:
Dê uma canseira no pet antes do banho
Nem todos os cães gostam de tomar banho, enquanto que outros adoram. Para evitar que o animal fique estressado com esse momento ou animado demais, acarretando em situações que podem atrapalhar a tarefa, como fuga e agitação, permita que o seu pet gaste energia antes de tomar banho. Um longo passeio pelo bairro, brincadeiras de correr ou de força e socialização com outros cães são atividades bem-vindas antes de um banho para que o animal possa estar relaxado durante a higienização.
Além disso, ele pode se aliviar e evitar se sujar bem no meio do banho! Lembre-se de recompensá-lo pelo bom comportamento durante e após o banho com alguns petiscos e uma massagem especial.
Prepare o local
Dependendo do porte do animal, você pode lavá-lo dentro da pia do banheiro ou no tanque da lavanderia. Animais maiores podem ser banhados dentro do chuveiro. Embora pareça uma boa ideia, não é recomendado dar banho no animal ao ar livre com uma mangueira, pois é essencial que a água esteja morna para que o cão não sinta a diferença de temperatura e para que os produtos utilizados façam efeito. Escolha um horário quente do dia para que o cão não sinta tanto frio. Além disso, já deixe a postos uma toalha seca, pois os cães adoram se esfregar quando estão molhados. Tenha outra toalha para remover o excesso de água dos pelos e um secador de cabelos que tenha temperatura morna.
Escolha os produtos certos
Jamais use produtos humanos para o banho dos animais de estimação. Adquira sabão, shampoo, condicionador e outros cosméticos em lojas especializadas em animais para evitar reações, já que a pele de seres humanos e animais são bem diferentes. Os produtos devem ser apropriados para o tipo de pelo do seu animal (curto, médio ou longo), para a cor da pele e dos pelos (claro ou escuro) e para o efeito desejado (hidratação, desembaraço, brilho). Prefira os produtos que utilizam componentes naturais, como amêndoas, mamona, aloe vera e óleos essenciais. Lembre-se que esse tipo de produto é menos viscoso e faz pouca espuma, mas é mais eficiente para proteger e limpar seu pet. Se o seu amigo apresenta algum problema de pele, consulte um veterinário para não errar na compra de um produto para banho.
Reforce a higiene nos locais certos
Todo o corpo do animal deve ser higienizado, porém, algumas partes um pouco mais escondidas merecem atenção especial, pois podem concentrar sujeira, além de serem as preferidas de pulgas e carrapatos. São elas a região genital, as axilas (e dobrinhas, caso o seu cão as possua) e entre as almofadas das patas. As orelhas também precisam de cuidado especial, porém, não devem ser molhadas diretamente, muito menos dentro do ouvido do cão. Coloque um pouco de algodão para evitar que a água penetre no local e cause infecções. Para limpar a face do seu pet, use um pano umedecido e higienize principalmente a região abaixo dos olhos, que podem acumular ramelas e causar manchas, principalmente nos cães de pelo claro.
Opte pelo banho a seco de vez em quando
Quando as temperaturas estão muito baixas, se o animal está muito fedido e ainda não é dia de banho, ou se ele odeia banhos, você pode tentar uma versão a seco que, embora não substitua o banho tradicional, também deixa o animal limpo e saudável.
Produtos para um banho a seco no cachorro podem ser encontrados em lojas especializados, em forma de spray. Eles devem ser aplicados diretamente sobre a pele do animal e precisam de uma escova para ser bem espalhado e de uma toalha para remover o excesso e as impurezas do corpo do seu pet. Você também pode utilizar, de vez em quando, lenços umedecidos exclusivos para animais de estimação, que higienizam superficialmente o seu amigo. No caso de qualquer emergência durante o banho do seu pet ou comportamento fora do comum, leve-o imediatamente até sua clínica veterinária de confiança.