Período de festas de final de ano é propício para deixar os animais mais assustados, de forma que mais casos de fuga são registrados e aumenta o número de cachorros desaparecidos
No momento em que todos estão felizes, pode ser que o seu animal de estimação esteja sofrendo. Não são todos, mas muitos cães têm medo do barulho de fogos de artifício e, por conta disso, ficam assustados e confusos. No período de final de ano, quando a queima de fogos se torna mais comum. É normal também que aumentem os casos de animais que fogem, acuados, sem saber o que fazer.
Se infelizmente seu cão escapou por esses dias. Saiba que ainda há tempo de tentar encontra-lo. Já se não foi o caso, existem algumas medidas preventivas que você pode tomar para que, caso alguma coisa assim aconteça, você possa ter mais chances de achar ele rapidamente. O importante nessas horas é manter a calma e não entrar em desespero, agindo racionalmente.
Busca pelas redondezas
Ao notar a falta do animal em sua residência. Inicie imediatamente uma busca pelas redondezas da sua casa. Embora alguns cães cheguem a ir muito longe ao andar sem rumo. Muitos acabam andando em círculos na mesma região e essa pode ser uma chance para que você possa reencontrá-lo o mais rápido.
O ideal é que essa busca seja feita inicialmente a pé e que você possa conversar com vizinhos e comerciantes sobre o fato de eles eventualmente terem visto um animal solto andando por aí. Outra dica é deixar brinquedos e roupas suas na porta de casa, de forma que o cheiro dos objetos possa ajuda-los a encontrar o caminho de volta.
Visite canis e clínicas veterinárias da cidade
Se já se passou alguns dias e você não encontrou o cachorro desaparecido. É possível que ele tenha sido encontrado por alguém ou recolhido pelo centro de controle de zoonoses de sua cidade. Por isso, liste os principais canis da sua região e telefone ou faça visitas periódicas a eles na tentativa de encontrar o animal perdido.
Outro ponto-chave que pode ajudar na sua busca é uma clínica veterinária. É altamente recomendado que você visite todas as clínicas veterinárias da sua região. Pois muitas pessoas quando encontram um animal que não podem cuidar acabam recorrendo a esses estabelecimentos para pedir ajuda e orientação.
Faça cartazes do cachorro desaparecido e espalhe pela região
Áreas de grande circulação podem ser bastante úteis na hora de divulgar a informação de que o seu cão está perdido. Por isso, faça cartazes e destaque em letras maiores as palavras “cão perdido” ou “procura-se”. Colocando uma foto do animal, de preferência colorida, e o seu telefone ou e-mail para contato. Se puder oferecer uma recompensa, ainda melhor.
Além de colocar os cartazes em postes da cidade. Deixe também esses panfletos em padarias, supermercados, farmácias, pet shops, escolas e pontos de ônibus. Quanto maior for o número de pessoas que virem a sua mensagem. Maiores são as chances de que você consiga informações sobre o paradeiro do bichinho.
Faça postagens do cachorro desaparecido nas redes sociais
Hoje em dia, uma das ferramentas mais eficientes para propagar informações são as redes sociais. Imediatamente após perceber o desaparecimento, faça postagens no Twitter e no Facebook pedindo para que as pessoas compartilhem uma foto do seu cachorro. Procure também por grupos de apoio a animais abandonados e grupos de usuários que são voluntários em associações protetoras dos animais.
As pessoas costumam ajudar bastante nessas horas e uma simples postagem pode acabar sendo visualizada por milhares de pessoas. Obviamente pode ser que muitas deles sequer morem na sua cidade. Mas certamente seus amigos e vizinhos poderão exibir essa foto na timeline deles. Ampliando as chances de você obter alguma informação.
Evite o pior: identifique a coleira
Se o seu melhor amigo está aí firme e forte do seu lado, pense que você pode evitar dores de cabeça caso isso aconteça com ele. Procure um pet shop ou uma clínica veterinária e compre uma coleira que tenha espaço para a colocação de uma etiqueta com identificação do animal. Nela, coloque seu nome, telefone, email e outras possíveis informações de saúde sobre o seu cão que possam ser relevantes, como alergias ou medicamentos que ele precise tomar.
As chances de você reencontrar seu animal são muito maiores caso ele esteja devidamente identificado, uma vez que alguém pode encontra-lo e ligar imediatamente para você. A coleira identificada funciona como o RG do cachorro, não deixe ele solto sem ela.
Encontrou seu animal? Leve-o para uma clínica veterinária
Se você teve a sorte de encontrar o seu amiguinho fujão, a primeira coisa que você deve fazer é dar um banho nele ou leva-lo a um pet shop. Isso é importante porque você não sabe por onde ele passou, as coisas que comeu e se se relacionou ou não com outros animais. Um banho, além de ser relaxante, vai garantir que ele fique limpo e novinho em folha para frequentar a sua casa novamente.
Além disso, leve-o imediatamente a uma clínica veterinária. Um exame mais minucioso feito por um profissional vai detectar se ele tem algum ferimento ou se apresenta sinais de estresse por conta da aventura que ele acabou de vivenciar. É recomendável ainda que você redobre a atenção com ele e se faça presente em seu cotidiano nos dias seguintes, de forma que ele possa se recuperar o mais rápido possível do susto.