Apesar de ser algo que estamos acostumados a ver, um cachorro com pulgas sofre bastante, pois elas promovem um grande incômodo e ainda podem desencadear diversas doenças no bichinho e nas pessoas que vivem com ele.
Por esse motivo, quem tem cachorros deve sempre estar atento ao surgimento das pulgas e adotar hábitos na sua rotina para evitar que elas apareçam ou reapareçam, já que é muito comum que elas voltem a perturbar seu pet. Lembre-se de que os cuidados devem ser redobrados no verão, por conta do forte calor, as pulgas apresentam um desenvolvimento acelerado.
Se você quer mais informações sobre como tratar um cachorro com pulgas, acompanhe este post!
Como prevenir o surgimento de pulgas no meu cachorro?
É fundamental que você verifique o pelo do animalzinho e os locais onde as pulgas mais gostam de ficar, como debaixo das orelhas, na barriga e no pescoço, por exemplo, pelo menos uma vez por semana, enquanto estiver escovando os pelos do seu pet.
Você também pode usar o calor anti-pulgas. Existem diversos modelos no mercado, com diferentes especificações e tempo de duração. Por isso, antes de comprar e colocar no seu cãozinho, leve-o ao veterinário para saber qual é o modelo ideal para ele, evitando complicações.
Além disso, caso você tenha o costume de passear com seu pet em praças e parques, deve inspecioná-lo com ainda mais frequência, pois como muitos animais também frequentam esses locais, o risco de infestação é maior. O recomendado é que esses lugares sejam evitados nos dias mais quentes.
Tenho um cachorro com pulgas. Como eliminá-las?
Se o seu pet já está sofrendo com as pulgas, veja as dicas que listamos abaixo para te ajudar a eliminar esses parasitas do seu bichinho.
1. Cuide do ambiente
Antes de mais nada, é importante que você saiba que as pulgas não se alojam apenas nos animais, mas também nos ambientes. Logo, não adianta tomar todos os cuidados necessários para manter seu cãozinho sempre limpo e revisado, se os parasitas estiverem espalhados pela sua casa.
Sendo assim, o ideal é que você comece realizando uma boa limpeza e desinfestação do ambiente, especialmente em carpetes, sofás e rejuntes de pisos, locais onde as pulgas frequentemente se alojam.
2. Aplique pipetas ou sprays anti-pulgas
Uma das formas mais eficientes de livrar seu pet das pulgas é aplicar anti-pulgas na pele do animal. Normalmente eles são vendidos embalados em pipetas ou sprays. Esses produtos costumam ser muito eficientes e com apenas uma aplicação já são capazes de praticamente exterminar as pulgas, pois continuam fazendo efeito por aproximadamente um mês. Converse com um veterinário para saber qual é o mais indicado para o seu animal.
3. Consulte um veterinário para a indicação de medicamentos
Dependendo do nível da infestação, o especialista também pode indicar a administração de comprimidos via oral. Eles contam com uma duração maior na corrente sanguínea do animal, matando as pulgas no momento da picada.
Cada caso é um caso e alguns animais podem apresentar maior resistência ou até alergias a certos produtos e medicamentos. Por isso, é fundamental levar seu cachorrinho ao veterinário, pois ele indicará a melhor opção para tratar do seu amiguinho, além de verificar se a saúde dele está em dia, mesmo após a infestação.
E você? Já teve um cachorro com pulgas e soube como exterminá-las? Conte sua experiência nos comentários, ela pode ajudar mais pessoas! E claro que sempre que precisar, vá a uma clínica veterinária e faça uma consulta.