(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Cachorro atropelado: o que fazer nessa situação?

Entre os acidentes que podem acontecer com os pets, o atropelamento é um dos mais graves e mais traumáticos

E, apesar de torcermos para que isso nunca aconteça com nossos amigos de quatro patas, é importante saber o que fazer no caso de encontrar um cachorro atropelado, para socorrê-lo da forma correta e dar a ele mais chances de recuperação.

Diante de uma situação como essa, é importante manter a calma e agir com rapidez para levar o cão até um hospital veterinário. Lá, profissionais vão oferecer todos os cuidados necessários, realizar exames, tratar os ferimentos e dar os medicamentos certos.

Para saber o que fazer em caso de emergência, confira, a seguir, algumas dicas de como proceder da maneira mais adequada, desde a retirada do cachorro da rua até a entrega do animal a um veterinário capacitado para salvá-lo. Boa leitura!

Retire o cachorro da rua

O primeiro passo para cuidar de um cachorro atropelado é retirá-lo do local onde ele sofreu o acidente, para que ele fique a salvo de outros veículos.

Para movê-lo, é preciso evitar movimentos bruscos e pegá-lo com delicadeza, para não agravar possíveis ferimentos e fraturas, especialmente na coluna.

Na hora de pegar o animal, tome cuidado com mordidas. Em situação de dor ou medo, o cão pode se tornar mais agressivo, mesmo que seja seu próprio pet ou um animal conhecido.

Se ele estiver muito agitado, vale improvisar uma focinheira com cadarço, pedaço de pano ou outro tipo de corda, desde que isso não atrapalhe sua respiração e não machuque seu focinho.

Limpe boca e narinas

Tomando cuidado para não sofrer uma mordida, limpe as narinas e a boca do cachorro para retirar resquícios de sangue, vômito ou corpos estranhos. Esse passo é importante para que o pet consiga continuar respirando sem dificuldade.

Cubra os locais com sangramento

Se perceber que existe um ferimento com hemorragia, cubra o local com um pano fazendo uma leve pressão para diminuir o sangramento. Mas cuidado para não colocar muita força — o cachorro pode estar com alguma fratura e uma tensão exagerada pode agravar o quadro.

Improvise uma maca

Para levar o cachorro até o hospital veterinário mais próximo, a forma ideal de transportá-lo é deitado de lado em uma tábua firme ou uma maca improvisada com uma toalha, um cobertor ou um lençol. Dessa forma, o corpo do animal ficará mais estável durante a viagem.

Se o cão estiver agitado, ele pode ser amarrado à maca ou à tábua onde está sendo carregado, para que não caia e não se movimente demais, piorando o seu estado.

É importante ressaltar que um cachorro atropelado deve sempre ser levado para ser examinado por um veterinário, mesmo que o acidente pareça inofensivo.

O cão pode estar com uma fratura ou hemorragia interna e, em um hospital bem equipado, ele vai ser avaliado de forma completa por profissionais treinados para garantir sua saúde e sua qualidade de vida.

Ainda restam dúvidas sobre como agir em caso de acidentes com animais ou quer compartilhar uma história de salvamento? Deixe seu comentário no post!