Situações que quebrem a rotina do seu animalzinho como viagens, mudança de casa e a separação da mãe, no caso dos filhotes, podem deixar seu cachorro ansioso
Ter amigos de quatro patas é tudo de bom! Eles fazem companhia, brincam com a gente e estão sempre felizes e animados!
Por isso mesmo que é tão incômoda a sensação de vermos os nosso grandes companheiros terem um comportamento diferente do normal.
Com isso, o cachorro ansioso começa a ter aquelas reações de cortar o coração: choro constante, uivos e sinais claros de inquietude, como ficar raspando portas até machucar as patas.
Comportamentos agressivos e compulsivos também são sinais de ansiedade. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a reverter essa situação e deixar você o seu cãozinho mais felizes. Confira!
Só separe o filhote da mãe na hora certa
É uma mudança bastante drástica para o filhote sair do conforto da companhia da mãe e dos irmãos para um ambiente totalmente novo. Se a separação não for feita com cuidado, ou for feita muito cedo, pode deixar seu cachorro ansioso e dificultar a adaptação ao novo lar.
Por isso, é importante só separar o filhotinho da sua mãe depois de 60 dias do seu nascimento. O convívio com os irmãos deve ser mantido por um tempo um pouco maior para que o processo ocorra de maneira mais gradual.
Para os casos em que não se tem controle disso — e o seu pet foi separado da ninhada antes da hora —, o ideal é tentar recriar ao máximo o ambiente anterior, para que ele possa se acostumar e, então, começar o processo de transição.
Uma boa dica é criar uma caminha bem quente e deixar um relógio tic-tac por perto, para simular o coração da mãe.
Porém o mais importante são os ensinamentos de independência que mãe deles oferece, bem como de limites mesmo (coisa que um proprietário com um filhote muito novinho tende a não realizar).
Veja também – 05 dicas para deixar seu cachorro sozinho em casa com segurança.
Seja firme com seu cachorro ansioso
A gente sabe que é bastante difícil resistir àquele chorinho constante ou aos olhares tristes que seu cãozinho lhe dirige quando está ansioso.
Mas é preciso ser firme! Ceder a esses comportamentos parece uma excelente alternativa para acalmar seu amigo, mas pode ter o efeito inverso.
Quando ele chorar ou começar a uivar, você for correndo dar um abraço ou fazer carinho no seu pet, ele pode entender que essa é a maneira correta de conseguir o que quer — e tende a repetir sempre esse comportamento.
Quando o seu cachorro começar a demonstrar sinais de ansiedade, cruze os braços, vire as costas e espere ele se acalmar. Aí sim você poderá recompensá-lo pelo bom comportamento com um petisco, por exemplo.
Caso ele comece a latir muito, você pode levá-lo para se exercitar ou tomar outras atitudes que ajudem-no a aliviar a tensão.
Prepare seu amigo para separações mais longas
Toda vez que você sai para viajar é um drama? Então você pode não estar preparando seu cão da maneira correta. A primeira dica é acostumá-lo, aos poucos, com a separação que vai se seguir.
Você pode simular saídas em períodos mais curtos, de cerca de 10 minutos, e retornar logo em seguida. Assim, ele vai entender que você voltará da próxima vez que sair.
Outra sugestão é se despedir do seu pet com calma, sem fazer muito drama e demonstrar excessivamente seu afeto. Dessa forma, ele vai encarar a situação como mais um acontecimento normal e se sentir mais calmo.
Caso seu cãozinho for ficar em outra casa que não a sua, é bom levar elementos que o façam lembrar do lar, como as cobertas que ele costuma dormir.
Também vale a pena investir em brinquedos que vão ajudá-lo a se distrair, como aqueles dispositivos que fazem com que o cachorro execute alguma ação específica para conseguir água ou alimento.
E aí, já se sente mais confiante para lidar com o seu cachorro ansioso? Não deixe de compartilhar este post com seus amigos para mostrar que é possível ajudar os nossos companheiros peludos!
Veterinário SP – Vet Quality – Atendimento 24 horas!