A chegada de um cachorrinho na família traz muitas felicidades e fica para sempre marcada na memória de todos. No entanto, na hora de escolher o amigo que fará parte de seu núcleo familiar por tantos anos, é fundamental se perguntar qual tamanho um cão ficará quando crescer.
A adoção de um animalzinho de estimação deve ser pautada na responsabilidade de entender suas necessidades e fornecer o melhor ambiente possível para que ele viva confortavelmente. Por isso, conhecer o seu tamanho é fundamental, especialmente no caso de cães sem raça definida (SRD), que trazem muito mais dúvidas para os novos tutores.
Quer descobrir alguns macetes para aprender a determinar o tamanho de seu novo amiguinho e escolhê-lo da melhor forma possível? Continue a leitura e tire as suas principais dúvidas!
Tente conhecer os pais do cão
Sabemos que, especialmente no caso dos SRD, isso nem sempre é possível. No entanto, caso você conheça os pais de seu futuro cãozinho, observe-os com atenção: o porte de cada um deles dará dicas preciosas do tamanho que o cão ficará quando crescer.
Embora não seja uma ciência exata por conta da extensa variação de combinações que o DNA pode realizar, é possível estimar o tamanho que seu cachorro ficará ao estabelecer uma média entre o tamanho dos pais, mesmo se apenas um dos genitores for conhecido.
Analise o peso do filhote
A maioria dos cães atinge o seu pico de crescimento em algum momento entre um ano ou dois anos de idade. Por isso, o primeiro passo para estabelecer uma média baseada no peso de seu amigo é determinar o seu tempo de vida em semanas e pesá-lo.
Com esses dados em mãos, um veterinário poderá te auxiliar na estimativa de peso quando adulto. Filhotes de porte pequeno tem em torno de 3kg aos 60 dias, enquanto um cão de porte grande pode chegar a 10kg nesta mesma idade.
Observe as patas e orelhas
Você provavelmente já observou que alguns filhotes possuem corpinhos proporcionais e elegantes, enquanto outros parecem um tanto quanto desengonçados, certo? Saiba, então, que aí está uma grande dica sobre o porte do cão.
Cachorros com uma boa proporção entre seu corpo e as patas e orelhas são aqueles que normalmente não crescerão tanto. Já aqueles que contam com partes desproporcionais e muito grandes para seus corpos dão indícios de que podem crescer bastante.
Procure por características de alguma raça
Outra dica bacana é observar o filhote atentamente e procurar por características marcantes de alguma raça específica. Embora possa existir muita mistura genética em um único cãozinho, fatores de destaque podem funcionar como um bom parâmetro.
Observe os pelos, o focinho e a própria estrutura física do animal. Dificilmente cães com a aparência de um dachshund crescerão muito, enquanto aqueles que parecem com um labrador provavelmente farão o caminho contrário. Fique ligado!
Questione o médico veterinário
Por fim, leve todas as suas percepções ao consultório de um médico veterinário e escute a opinião desse profissional. Com toda a sua experiência, é muito provável que ele possa fornecer uma boa estimativa para você.
Faça isso durante a primeira consulta de seu novo amigo ou leve fotos e vídeos ao consultório antes de adotá-lo, para garantir que o espaço e a disponibilidade de tempo que sua família têm sejam o suficiente para o novo membro da casa.
E aí, viu como é fácil estimar qual tamanho um cão ficará quando crescer? Ao seguir essas dicas práticas, fica muito mais fácil estabelecer essa média e escolher seu novo amigo com base no conforto que você pode fornecer a ele. Lembre-se que cães maiores precisam de mais espaço e que a prática de exercícios é fundamental independentemente de seu porte, ok?
Para saber ainda mais sobre esse assunto, que tal conferir nosso artigo sobre os principais cuidados com filhotes? Assim, você fica muito mais por dentro e aprende a cuidar de seu filhotinho da maneira correta!