Alguns animais de estimação têm um apetite voraz. Embora muitas vezes isso possa ser completamente normal e ligado a situações como o crescimento do pet (especialmente no caso de filhotes), um cachorro sempre com fome pode também ser indício de que algo está errado com a saúde daquele animal.
Em primeiro lugar, é necessário fornecer uma alimentação de qualidade para que os cães recebam todos os nutrientes possíveis e sintam-se saciados, reduzindo o consumo de alimentos. Você sabe quais são as outras causas para esse problema?
A seguir, mostraremos algumas coisas que podem fazer com que um cão esteja sempre faminto e conversaremos sobre as maneiras mais simples de resolver esse problema. Boa leitura!
Alimentação pobre em nutrientes
O primeiro fator que deve ser observado caso um cachorro esteja sempre com fome é a presença de uma alimentação de qualidade, ou seja, com todos os nutrientes (vitaminas, minerais, proteínas, aminoácidos, etc.) necessários. Rações de má qualidade ou até mesmo o hábito de oferecer restos de alimentos aos cães podem contribuir para que poucos nutrientes cheguem ao organismo dele, o que o deixará com fome em uma tentativa de suprir essa deficiência nutricional.
Hiperadrenocorticismo (Síndrome de Cushing)
O hiperadrenocorticismo é uma doença de origem metabólica causada pela produção exagerada de alguns hormônios das glândulas adrenais, sendo o principal deles o cortisol (“hormônio do estresse). Essa doença endócrina vem ganhando destaque principalmente nos cães. Nessa doença a fome é produzida devido a um desequilíbrio no controle da saciedade gerado pelo alto nível de cortisol nos mais diversos processos metabólicos.
Diabetes
A diabetes não é uma doença exclusiva dos humanos. O aumento do consumo de alimentos e de água acompanhado ou não de emagrecimento súbito é um dos sintomas mais comuns desse problema metabólico.
Desordens pancreáticas
Além da diabetes, outros problemas no pâncreas podem fazer com que um cão sinta uma fome fora do comum. Um deles está relacionado às deficiências na produção de enzimas digestivas, que auxiliam na absorção de nutrientes e na degradação adequada do alimento no organismo. Os sintomas desse problema incluem também o alto volume de fezes (graças à digestão incompleta dos alimentos) e o emagrecimento súbito e constante, mesmo com o consumo exagerado de comida.
Verminoses
Por fim, outra causa muito comum para esse problema é a presença de verminoses no intestino do animal. Esses parasitas se beneficiam das reservas energéticas dos nossos pets, deixando-os fracos e com a sensação constante de fome. Para resolver esse problema, é necessário colher uma amostra de fezes para observar a presença de vermes e iniciar o tratamento com a medicação adequada para exterminar os parasitas. Além disso, a prevenção pode ser feita com a vermifugação periódica dos animais de estimação.
Como você pôde ver, cachorro sempre com fome pode ou não ser normal. Para definir se há ou não um problema, é necessário levar o pet a um veterinário para que sejam realizados exames complementares a fim de diagnosticar alguma alteração e tratá-la o mais rápido possível.