Aquele focinho fofo, corridas pela casa, chinelos destruídos. Adoção de cachorro é tudo de bom! Veja algumas dicas para encontrar seu pet amigo.
É comum entre quem está procurando por um companheiro de quatro patas se deparar com uma grande dúvida: comprar ou adotar um animal?
É nesse momento decisivo que o interessado passa a buscar mais informações sobre como funciona a adoção de cães e quais as suas vantagens, além da economia financeira.
O fato é que adotar um cachorro possui inúmeros benefícios, principalmente para o animal. Isso porque muitos animais são abandonados nas ruas, e enquanto a maioria das pessoas prefere comprar um cachorro de raça, o número de cães sem lar só tende a crescer.
Por que adotar um cachorro?
A principal vantagem em adotar um cachorro é que esse ato pode salvar uma vida. Os cachorros abandonados nas ruas correm muitos riscos. Muitos morrem atropelados, envenenados ou sofrem algum tipo de violência animal, sem motivo.
Mesmo os animais que vivem em ONGs também levam uma vida difícil, pois muitas vezes o espaço é pequeno para tantos animais. Além do mais, a verdade é que nada se compara a um lar e uma família, não é mesmo?
Então, levando tudo isso em consideração, é indiscutível que a adoção de cães pode sim salvar a vida de milhares de animais e por isso deve ser uma opção considerada com muito carinho e responsabilidade.
Além disso, uma grande vantagem em adotar um cachorro vira-lata é que normalmente eles são mais resistentes do que os cachorros de raça.
Que em alguns casos possuem predisposição genética para diversas doenças, e por isso necessitam de cuidados especiais.
Os vira-latas também são mais adaptáveis ao ambiente, pois já conviveram com outras pessoas e animais nos abrigos, nas ruas ou até mesmo em seus antigos lares.
Essas experiências fazem com que eles sejam mais sociáveis com humanos e outros bichinhos, ao chegarem em seu novo lar.
Se você leu até aqui e está interessado em adotar um grande amigo ou contribuir de alguma maneira com essa causa, veja abaixo algumas informações que podem ajudá-lo!
Como adotar um cachorro?
Quem pensa em adotar um cão, deve primeiro conversar com a sua família, para que todos estejam de acordo com a adoção do animal.
Certifique-se de que vocês terão um pouco de tempo para cuidar do bichinho, incluindo pelo menos um passeio por dia em sua rotina, para que ele libere sua energia.
Considere também os custos com comida, itens de higiene e veterinário. Lembre-se de que essa decisão deve ser muito bem pensada e planejada para que não haja arrependimento e o cãozinho acabe ficando sem família novamente.
Na hora de adotar, a maioria das ONGs faz uma entrevista com o futuro dono do animal, para identificar se ele e sua casa estão aptos para receber um novo membro.
Pode ser também que a ONG peça uma pequena quantia para ajudar a cobrir os custos de vacinação e castração do animal, por exemplo. E para adotar os documentos comumente necessários são o RG, CPF e um comprovante de residência.
Como contribuir com uma ONG de adoção de animais?
Se você não pode adotar definitivamente um animal, saiba que ainda assim e possível contribuir com ONGs que atuam nessa causa.
Além de doações pontuais, uma das opções é o apadrinhamento de um cachorro, em que o padrinho contribui com um valor financeiro mensal para ajudar a custear as despesas com alimentação, remédio, estadia e higiene do animal.
A outra opção disponível em diversas ONGs é a de oferecer um lar temporário. Como essas instituições muitas vezes recebem um número maior de animais do que têm condições de abrigar, muitas delas contam com a ajuda de voluntários que hospedam alguns cachorros temporariamente, até que seja encontrado um novo dono para ele.
Onde posso adotar um cachorro em São Paulo?
São muitas as ONGs em São Paulo que trabalham com a adoção de cães e também aceitam ajuda financeira ou de voluntários que possam oferecer um lar temporário aos animais resgatados. Conheça algumas delas: Cão Sem Dono, União SRD e Clube dos Vira-latas.
Juntos podemos conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância da adoção de cães. Faça a sua parte e compartilhe este post em suas redes sociais!