Assim como nós, os animais de estimação precisam estar sempre limpinhos para permanecerem devidamente saudáveis e felizes. Por isso, cuidar da higiene dos pets é uma responsabilidade de seus tutores, que precisam se atentar a alguns pontos importantes para garantir o bem-estar de seus melhores amigos.
De modo geral, não é nada complicado garantir a higienização dos animais de estimação. Tudo o que é necessário é um certo planejamento para não permitir que os cuidados sejam deixados para trás e que a situação fuja do controle, o que pode ser prejudicial para a saúde dos bichinhos.
Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns cuidados que devem ser levados em consideração e não podem ser deixados de fora no dia a dia dos animais. Boa leitura!
1. Mantenha uma periodicidade de banhos
A frequência dos banhos dos pets depende de muitos fatores. No caso de gatos, se ele for indoor, o banho pode ser a cada 3 meses ou até mais, porque eles mesmos se higienizam com a lambeção diária. Caso seja um gato que saia para a rua, uma vez ao mês é o recomendado.
Os cachorros são mais complicados, pois a periodicidade depende de doenças, do tipo de pelo, do clima, raça, a frequência de saída e de passeios, entre outros fatores. É importante ver a recomendação do veterinário, mas, geralmente, cães saudáveis banham quinzenalmente.
2. Tenha muito cuidado com as unhas
Como os humanos, cães e gatos precisam ter as unhas cortadas para evitar machucados, principalmente em casas que residem mais de um animal, caso haja brigas entre eles. Deve-se usar um cortador específico para pets, para respeitar a anatomia das unhas deles.
As unhas dos gatos devem ser cortadas semanalmente, mas com muito cuidado: elas têm uma espécie de linha vermelha que não se pode ultrapassar, porque sangra muito. As unhas dos cães podem demorar mais para serem cortadas, principalmente se eles passeiam ou vivem em quintais, pois ocorre um desgaste natural em contato com o chão.
3. Escove o pet todos os dias
É muito importante que o pelo dos gatos seja escovado todos os dias, até mesmo os de pelo curto. Isso evita uma série de problemas que ocorrem com a ingestão excessiva de pelos durante a higienização felina, como a formação de tricobezoares (bolas de pelo), que podem obstruir o trato digestivo do animal.
Já no caso dos cães, a escovação dependerá muito do tipo de pelagem do pet. De modo geral, ela pode ser feita diariamente para animais de pelos longos e com um espaçamento maior para os outros.
4. Faça uma boa higienização bucal
Os cuidados com a higiene bucal dos cães e gatos é muito importante para prevenir o surgimento de doenças como a periodontite, que pode causar a perda de dentes e se tornar uma infecção generalizada.
Por isso, escove os dentes de seu pet cerca de três vezes por semana. Lembre-se de utilizar produtos próprios para os animais e de começar progressivamente para que ele se acostume.
Viu como é fácil garantir a higiene dos pets? Com alguma atenção e um bom planejamento, é possível manter o seu bichinho de estimação sempre saudável e com muita qualidade de vida, além de bem longe de doenças ou problemas relacionados à falta de higienização!
A falta de limpeza no ambiente pode trazer problemas para a saúde dos animais. Um deles é a proliferação de ectoparasitas, como o carrapato. Então, confira o nosso artigo sobre como lidar com carrapatos em cães!