De seis em seis meses a cadela não castrada entra em um período de cio e leva preocupação para seus donos, principalmente para aqueles que têm a intenção de realizar o cruzamento para obtenção dos filhotes. Saiba aqui os sinais que a cadela vai parir!
Quanto tempo dura a gestação de uma cadela?
Em média, a duração da gestação canina é de 63 dias, podendo ser notadas algumas mudanças de diferentes tipos até os sintomas de pré-trabalho parto em cadela.
Dentre este período, é importante ficar atento para quaisquer tipos de anormalidade e adotar as orientações do médico veterinário.
Em quanto tempo irá aparecer a barriga da cadela?
A partir dos 25 dias de gestação, por meio do exame de ultrassom, ou após os 35 dias, quando o médico pode realizar a palpação, é possível saber se a cadela está prenha ou não, bem como descobrir quantos filhotes ela terá.
Com o desenvolvimento dos filhotes, a cadela passará por algumas mudanças, inclusive com um aumento relevante de peso — e, após a confirmação da gestação, a quantia de ração precisa ser aumentada para que os filhotes possam receber os nutrientes necessários.
Para não ser pego de surpreso com o parto, além do acompanhamento do veterinário, é preciso ficar atento com alguns sintomas de pré-trabalho de parto em cadelas.
Por isso, preparamos este artigo com os 5 principais sintomas e particularidades que indicam que o animal está entrando em trabalho de parto, para que você saiba como agir e identificar o momento de procurar ajuda do veterinário. Acompanhe!
Quais os sinais de que a cadela vai parir?
1. Isolamento ou agitação
No período de pré-trabalho parto em cadela, esse sintoma faz com que a cadela tente se retirar de locais com muitas pessoas, principalmente desconhecidas e que não passam confiança para ela, além de se precaver também com o contato com outros pets da residência.
Nesse momento, mesmo que ela estiver sentada, deitada ou parada, é possível notar sua inquietação e seu nervosismo, fazendo com que ela fique incomodada consigo mesma, o que faz com que esse seja um período bastante delicado.
2. Temperatura baixa
Temperatura corporal em torno de 36°C no dia do parto é um dos principais sinais de que dar a luz está próximo. A temperatura canina normal é por volta dos 38ºC, mas nas 12 horas que antecedem o parto isso muda e baixa alguns graus.
Essa condição pode ser verificada com o auxílio de um termômetro retal, mas sem que incomode a cadela nesse período delicado.
Além disso, caso observe que a cadela está tendo alguns sintomas diferentes, como mal-estar, febre e a temperatura retal passar dos 38 graus, o médico veterinário deve ser procurado o quanto antes.
3. Perda de apetite
Entre 12 a 24 horas antes da cadela parir, algumas cadelas podem perder o apetite, sendo um dos sintomas mais fáceis de observar. Contudo, não é uma regra, já que outras, enquanto estão no processo de parto e entre um filhote e outro, podem sentir a vontade de se alimentar.
4. Realização de ninhos
O momento do parto e o desenvolver dos filhotes é de extrema importância para a cadela. Nesse caso, ela deve procurar um local escondido e acolhedor para se sentir protegida, fazendo um ninho no qual passará a maior parte do tempo.
Para ajudar ajudar no parto da cadela, é importante respeitar o local que a cadela escolheu e deixar o ninho com mantas confortáveis é um modo de ajudar no parto, mas desde que isso não seja um risco para ela e seus filhotes.
Assim, vale a pena colocar uma caminha macia e com bordas altas para evitar que os cachorrinhos saiam nos primeiros dias de vida e se acidentem, já que eles não podem enxergar durante esse período.
5. Contrações
Um dos últimos sinais que a cadela vai parir e que indicam o momento próximo de dar a luz são as contrações. Os movimentos repetitivos e rítmicos do ventre podem ser observados, especialmente se a cadela estiver de lado. Além disso, nessa fase também é normal notar que ela terá um pouco de dor devido ao processo natural do parto.
Quais os cuidados durante o parto da cadela?
Para a futura mamãe que teve o acompanhamento e as consultas periódicas do médico veterinário, quando esses sintomas de pré-trabalho de parto em cadela surgirem, não é preciso se desesperar e correr para a clínica veterinária, pois o processo de dar à luz acontece de forma natural, sem a necessidade da intervenção direta do dono.
Mas isso não quer dizer que o tutor possa se ausentar, pois um auxílio nessa hora pode ser bem vindo. Para ajudar, garanta que o local escolhido pela cadela é limpo e confortável.
Quando os filhotes forem nascendo, certifique-se de que a quantidade parida está conforme a informação do veterinário e não há complicações.
Além disso, caso a fêmea não dê conta de limpar os filhotes e comer a placenta, esteja preparado com uma toalha limpa e desobstrua o líquido do focinho dos cachorrinhos e os entregue para a mãe para mamar.
Qual o momento de procurar ajuda do veterinário?
Embora a cadela possa dar conta do parto, algumas situações podem não sair como o esperado, sendo necessária atenção imediata do médico veterinário. Dentre alguns sinais que devem ser observados estão:
- contrações que param ainda com filhotes para nascer;
- feto não progride no canal vaginal;
- intervalo entre o nascimento de um filhote e outro é muito grande;
- cadela dá sinais de que está com muita dor e excessivamente cansada.
No entanto, se a cadela estiver sem contrações, apresentar tranquilidade e passar de 4 horas depois da expulsão do último filhote, provavelmente todos os cachorrinhos já nasceram.
Agora é o momento de limpar o novo lar da mamãe, já que é nesse local que fica a casa dela e dos filhotes.
Por isso, mantenha os cuidados do pós-parto, deixado o ambiente calmo, aconchegante e quente, além de colocar água e ração por perto, a fim de evitar que a cadela abandone os filhotes.
Depois dos sintomas de pré-trabalho de parto em cadela ocorrer conforme o esperado e obter os nascimentos saudáveis dos filhotes, o tutor já pode respirar mais aliviado e se manter calmo, pois a gestação canina terminou com êxito e ele ganhou mais alguns companheiros que vão alegrar ainda mais a casa.
Gostou do nosso conteúdo e deseja ler mais artigos como este? Então, aproveite a visita: confira também vitamina para cadela gestante e fique atento com os cuidados nesta fase. Boa leitura!