O que é agressão?
A agressão pode ser definida como qualquer ameaça ou comportamento prejudicial direcionado a outro indivíduo ou grupo. Pode ser manifestada como uma tentativa de evitar a escalada do conflito, como um método para deslocar outro indivíduo ou grupo, ou com a intenção de causar dano físico ou emocional a outro indivíduo.
Em cães, a agressão comumente inclui linguagem corporal ou exibições de ameaça, como um olhar fixo, rosnados, latidos, mostrando os dentes, avançando, mordendo e/ou atacando.
A agressão pode ser uma forma normal de comunicação em cães, no entanto, exibir agressão em relação a uma pessoa ou animal muitas vezes é considerado indesejável ou problemático.
A maioria da agressão canina é motivada afetiva ou emocionalmente (medo e/ou ansiedade) no cérebro, mas a agressão predatória é motivada pelo centro do apetite do cérebro. Com a agressão predatória, o animal não tem medo ou ansiedade, e a agressão é exibida com a intenção de diminuir a distância e capturar, matar e consumir a presa.
Quais são os diferentes tipos de agressão?
Existem muitas categorias ou tipos diferentes de agressão canina. A agressão pode ser categorizada pela motivação do cão para o comportamento agressivo, o contexto em que o comportamento ocorre, ou o alvo pretendido da agressão. Aqui estão alguns exemplos de alguns tipos comuns de agressão.
- Agressão Territorial: Agressão direcionada a uma pessoa ou animal que entra ou se aproxima do território percebido do cão, que geralmente é a casa ou propriedade do dono.
- Agressão Possessiva: Agressão, às vezes chamada de guarda de recursos, direcionada a uma pessoa ou animal quando o cão se sente ameaçado de que a pessoa ou animal vai tirar recursos valorizados, que geralmente são comida ou brinquedos.
- Agressão Materna ou Protetora: Agressão direcionada a uma pessoa ou animal por geralmente uma cadela protegendo seus filhotes ou filhotes.
- Agressão Relacionada à Dor ou Irritabilidade: Agressão direcionada a uma pessoa ou animal motivada por dor ou desconforto.
- Agressão Predatória: Agressão direcionada geralmente a outro animal, mas ocasionalmente a uma pessoa, motivada pelo desejo de caçar, capturar, matar e consumir espécies vistas como presas. A agressão predatória é tipicamente silenciosa ou ausente de vocalizações, e a mordida geralmente é prejudicial ou desinibida.
- Agressão por Frustração ou Redirecionada: Agressão incidental a outra forma de agressão ou excitação emocional. Ocorre quando um cão não pode alcançar o alvo de sua agressão ou excitação e, por frustração, muda seu foco para outro objeto, pessoa ou outro animal.
- Agressão Relacionada ao Conflito Social: Agressão tipicamente direcionada a uma pessoa ou animal familiar, motivada por conflito interno e exibida em contextos de interações sociais.
- Agressão Sexual: Agressão direcionada a outro cão macho ou fêmea associada ao comportamento de acasalamento, quando cães machos competem por uma fêmea, ou uma fêmea luta por acesso a um macho.
- Agressão Relacionada a Doença: Agressão direcionada a uma pessoa ou animal que pode estar associada a doenças infecciosas ou não infecciosas.
- Agressão Relacionada a Medo ou Ansiedade: Agressão direcionada a uma pessoa ou animal motivada por um cão que está se sentindo com medo, o que pode ocorrer se for abordado, encurralado ou se o animal estiver ansioso sobre um resultado incerto ou desagradável.
Quais são as manifestações da agressão relacionada ao medo e/ou ansiedade?
A agressão relacionada ao medo ou à ansiedade é talvez a forma mais comum de agressão em cães. Na realidade, a maioria dos tipos de agressão listados acima, exceto a agressão predatória e relacionada a doenças, provavelmente têm um componente de medo ou ansiedade. A agressão relacionada ao medo ou à ansiedade pode ser confusa, já que o cão pode exibir linguagem corporal defensiva ou ofensiva.
Os primeiros sinais de agressão relacionada ao medo são tipicamente defensivos, exibidos para aumentar a distância entre a ameaça percebida, ou comunicar “fique longe”, mas a agressão pode se tornar mais ofensiva por meio do aprendizado. A agressão é ofensiva quando exibida ao fechar a distância com a ameaça percebida. No entanto, mesmo que as exibições de agressão ofensiva ou defensiva pareçam diferentes, o medo e a retirada do estímulo ainda são a motivação primária para o comportamento.
A agressão relacionada ao medo e à ansiedade é comumente manifestada no hospital veterinário ou em situações de abordagem social e manuseio. Cães que exibem agressão não são maus ou ruins. Eles estão simplesmente com medo e nervosos sobre uma ameaça ou resultado desagradável percebido ou antecipado.
Por que meu cão exibe agressão?
Os cães podem herdar o instinto de lutar ou fugir quando enfrentados com uma ameaça. A exibição de agressão em cães pode ser genética (herdada dos pais do cão) ou um comportamento específico da raça. Certas raças de cães foram selecionadas e usadas para guardar rebanhos ou alertar para ameaças territoriais. Diferentes raças de cães foram selecionadas para exibir comportamento predatório. A exibição de agressão pode ser aprendida por experiências anteriores, pois a agressão pode ter sido bem-sucedida em evitar ou prevenir um resultado desagradável.
Algumas formas de agressão em cães geralmente se apresentam em uma idade jovem (nos primeiros 3 a 4 meses de vida), enquanto outros tipos de agressão são mais propensos a ocorrer durante a adolescência ou maturidade social. A agressão em filhotes jovens é mais frequentemente relacionada ao medo ou ansiedade. A agressão que se manifesta durante a adolescência ou na maturidade social pode ser sexual, social ou relacionada a ameaças territoriais (que, incidentalmente, tem um componente de medo).
Quais são os sinais de alerta da agressão?
A chave para lidar com a agressão é reconhecer os sinais de alerta que indicam que uma mordida pode ocorrer. A agressão é frequentemente precedida por sinais de medo ou de apaziguamento, às vezes chamados de sinais de calma. Esses sinais são oferecidos como comunicação para dissipar conflitos sociais. A linguagem corporal que pode ser exibida em ordem de escalada da agressão inclui o seguinte:
- Evitar contato visual ao semicerrar os olhos, virar a cabeça ou o corpo para longe da ameaça.
- Bocejar ou lamber os lábios.
- Achatamento ou abaixamento das orelhas firmemente contra a cabeça.
- Agachar, baixar o corpo ou esconder o rabo debaixo do corpo.
- Endurecimento ou congelamento.
- Rosnar.
- Avançar rapidamente sem morder.
- Morder.
Devo me preocupar com a exibição de agressão pelo meu cão?
Sim! Comportamento agressivo em cães representa um perigo para humanos ou outros animais, com probabilidade de causar ferimentos físicos. A agressão pode ser causada por doenças infecciosas, como a raiva, ou doenças não infecciosas que afetam tipicamente o sistema nervoso. Se um cão está exibindo agressão, sua saúde e/ou bem-estar emocional provavelmente estão comprometidos. Comportamentos agressivos devem ser discutidos com o veterinário do seu cão. Quanto mais cedo o tratamento for buscado, melhor a chance de melhora.
Há tratamento para a agressão em cães?
O tratamento da agressão dependerá da causa da agressão. A agressão deve ser discutida primeiro com o veterinário sobre o tratamento mais apropriado. Seu veterinário pode encaminhá-lo a um etólogo veterinário certificado.
O tratamento da agressão pode ser desafiador. O comportamento agressivo muitas vezes pode ser reduzido em frequência ou intensidade, mas a exibição do comportamento agressivo pode não ser ‘curada’. A evitação de situações que induziram o comportamento agressivo deve ser encorajada, evitando assim a exposição do cão a situações, pessoas ou animais que desencadeiem a agressão. A agressão em cães é frequentemente tratada com medicamentos usados em combinação com modificação comportamental e ambiental.