Os brasileiros estão cada vez mais apaixonados pela personalidade dos gatos, uma vez que eles são independentes, divertidos e muito afetuosos
Bem, para quem nunca teve o prazer de conviver com um felino, muitas dúvidas podem surgir. Desde saber a raça adequada para o convívio com crianças, até aquela mais carinhosa ou mesmo a mais agitada.
De fato, ao adquirirmos um animal de estimação, devemos pensar muito bem em tudo, já que assumiremos um compromisso com essa vida. E você, aprecia a espécie ou já pensou em adotar algum?
Para te ajudar a definir qual raça se encaixa melhor no seu perfil, elencamos a seguir 10 raças de gatos e suas principais características.
1. Siamês
De todas as raças de gatos, a Siamês talvez seja a mais conhecida. Caracteriza-se por seus lindos olhos azuis e por sua pelagem degradê, que vai do bege ao marrom — sendo sempre mais escura nas extremidades, como focinho, orelhas, patas e rabo.
Uma de suas características mais conhecidas é o estrabismo, que dá um charme especial à raça. Seu miado se caracteriza por ser forte e rouco.
Inteligente e divertido, destaca-se por possuir um temperamento imprevisível e adorável — ora é muito tranquilo, afetuoso e fiel, ora muito agitado e brincalhão. Necessita de muita atenção do dono e não suporta indiferença e solidão.
Trata-se de uma raça que apresenta uma personalidade muito forte, que interage com o dono e com os outros animais.
2. Scottish Fold
O Scottish Fold é um felino originário da Escócia e caracteriza-se por possuir um rosto redondo, olhar doce e orelhas dobradas para frente.
A alteração genética responsável pela dobra da orelha não está presente em todos os filhotes da raça. Ao nascerem, os animais que apresentam tal mutação apresentam a orelha reta, que deve se dobrar por volta das 3 semanas de idade. Caso contrário, o animal fica conhecido como “Scottish Straight”.
Seu temperamento é bastante amigável, calmo e afável. Além disso, costuma confiar bastante em seus donos. Conta com um miado bem suave e discreto. São, assim, animais leais, afetuosos e silenciosos.
Trata-se de uma raça que se adapta a situações novas e se dá bem com outros animais. Destaca-se, também, por ser um gato brincalhão e que adora se divertir com bolinhas.
Apesar de suas características físicas chamarem a atenção, é preciso estar atento aos defeitos genéticos que podem vir acompanhados, como alterações ósseas. Desta forma, a criação da raça não é permitida em alguns países.
3. Persa
Para a maioria, o Persa é sinônimo de gato de luxo. Caracteriza-se por ter uma aparência majestosa, com focinho curto e pelo longo. Pelo este que requer manutenção diária, com escovação e higiene adequadas.
Tipo de felino que adora ficar no colo do dono e receber afagos, costuma ser pouco ativo. Essa raça de gato apresenta um temperamento calmo e amável, sendo extremamente companheiro.
Essa raça é muito indicada para quem possui crianças e outros pets em casa. Também é ideal para quem nunca teve felinos, pois sua adaptação é bastante fácil.
4. Ragdoll
A tradução de seu nome é “boneca de trapos”, visto que uma de suas características é o relaxamento total quando está no colo de alguém, sendo muito calmo e deixando ser manipulado.
Caracteriza-se por ser uma raça de gato grande, que pode chegar a pesar 9 kg, além de seu corpo longo e rosto arredondado.
O Ragdoll é conhecido por ser muito esfomeado, por isso, seu dono teve ter alguns cuidados com ele em relação à alimentação.
De personalidade descontraída e doce, o Ragdoll adapta-se a qualquer ambiente, gosta de brincar e, por isso, é uma excelente raça para que tem crianças e outros animais em casa. Ainda, é conhecido por ter poucos instintos de caça, o que faz desta, uma raça muito caseira. Não deixe de ver também, obesidade em cães e gatos como evitar e tratar.
5. Maine Coon
O Maine Coon é também conhecido como Pelo Longo Americano ou American Longhair. Trata-se de um gato muito grande e resistente.
Considerada uma das maiores raças de gatos do mundo, é forte e musculoso, chegando a pesar até 11 kg. Possui uma pelagem exuberante, que pode ser encontrada em mais de 50 tons de cores
Conta-se que surgiu a partir do cruzamento entre felinos nativos de pelo curto e europeus de pelo longo, teoricamente trazidos da Europa pelos Vikings.
É um gato com uma inteligência acima da média e extremamente amoroso, interagindo bem com outros animais e crianças. Possui bastante disposição e se apega muito à família, porém é bastante cauteloso com estranhos.
6. Angorá
O Angorá é um felino originário da Turquia. Caracteriza-se por possuir lindos olhos marcantes, muitas vezes, de 2 cores (um azul e o outro amarelo-esverdeado) e pelo semilongo e vistoso. Por isso, ele necessita de cuidados, como uma escovação frequente, para manter sua pelagem bonita e sem nós. Sua cor pode variar: branco, preto, vermelho, entre outras.
Considerada uma das raças de gatos mais inteligentes, o gato Angorá possui temperamento manso e tranquilo. Ele é muito sociável e brincalhão, e adora interagir com crianças.
7. Burmese
O Burmese caracteriza-se por ter uma pelagem sedosa e brilhante. Sua coloração original é marrom-escuro, no entanto, ele pode ser encontrado com outras colorações. Seus olhos são grandes e podem apresentar um tom amarelo ou ouro e seu miado é muito parecido com o do Siamês, porém um pouco mais suave.
Essa raça apresenta um temperamento tranquilo e se adapta com facilidade ao convívio com as pessoas dentro de casa. A proximidade com os donos, o torna mais apegado e carinhoso. É muito brincalhão e costuma se dar bem com outros animais e com crianças. Confira tudo sobre a vacinação de gatos no primeiro ano de vida.
8. Sphynx
O Sphynx é conhecido também por Pelado Canadense, já que apresenta total ausência de pelos e bigodes. Trata-se da raça mais rara entre os felinos. Além disso, conta com membros longilíneos e olhos e orelhas bem grandes.
Quando se adota um animal desta raça, é preciso considerar que a ausência de pelos faz deste, um animal muito predisposto a alterações dermatológicas como excesso de oleosidade.
É um felino de personalidade forte e muito inteligente. Seu temperamento é extremamente dócil e se apega muito ao dono. Não gosta de ficar sozinho e aprecia carinho e brinquedinhos, com os quais brinca sozinho ou com seu dono.
A título de curiosidade, o primeiro gato pelado nasceu em 1966, e a partir daí, deu crias e continuidade as suas características, surgindo assim a raça Sphynx.
9. American Shorthair
Foram os primeiros gatos a chegarem nos Estados Unidos, vindos juntos dos peregrinos, eram utilizados, inicialmente, para caça o que os tornou conhecidos como gatos de trabalho, sendo usados para controlar populações de roedores em navios e fazendas.
Também chamado de Pelo Curto Americano, o American Shorthair é conhecido por sua beleza e temperamento tranquilo e calmo, bem como por sua longevidade, boa saúde, amabilidade com as crianças e com outros animais. Seu tamanho é variado, os machos podendo ter o dobro do tamanho das fêmeas.
10. SRD
O felino Sem Raça Definida é aquele originário de cruzas, ou seja, podem ter variados aspectos e diversas cores de pelagem.
Na verdade, os gatos SRD são uma caixinha de surpresa, pois não há um temperamento predefinido — já que resultam da mistura das mais variadas raças.
Porém, em sua maioria, atendem àquele padrão de personalidade atribuída aos gatos. São adoráveis, apegam-se aos donos, são extremamente metódicos e prezam por sua independência, fazendo o que querem, na hora que eles têm vontade.
Gostou deste post sobre a personalidade dos gatos? Já tem um felino em casa ou uma raça de gato preferida? Então compartilhe com a gente a sua opinião sobre o assunto aqui nos comentários e aproveite para conhecer a nossa clínica veterinária!