Fazer a higienização dos olhos do pet é um momento de muita dificuldade para a maioria dos tutores. Afinal, essa região é muito delicada e precisa ficar limpa e bem cuidada para evitar problemas. Por essa razão, é importante saber como limpar os olhos do gato e do cachorro.
Os animais, quando saudáveis, costumam liberar uma secreção — a famosa “remela” — que é responsável pela limpeza natural dos olhos e dos ductos lacrimais. Às vezes, essa secreção pode se acumular e ficar agarrada ao pelo em volta do olho, causando desconforto no animal e ser muito difícil de tirar.
Neste post, vamos dar dicas de como limpar os olhos do pet em casa e sem dramas. Confira!
Como limpar os olhos do gato e do cachorro?
Assim como nos humanos, a liberação de secreções é normal e faz parte do sistema de limpeza dos olhos dos animais. Em certos casos, pode aparecer uma secreção de coloração avermelhada ou marrom em volta dos olhos. Isso também é normal, e fica mais evidente em pets de pelos claros.
Para entender como limpar os olhos do gato e do cachorro, confira as dicas a seguir:
• umedeça um pedaço de algodão ou gaze esterilizada com soro fisiológico;
• antes de passar a gaze ou algodão, molhe a região dos olhos do animal para amolecer a secreção seca e não correr o risco de machucá-lo;
• passe delicadamente sobre os olhos do bichinho, sem apertar nem forçar;
• para as regiões mais difíceis de limpar, use um cotonete;
• repita esse processo até perceber que tirou toda a sujeira;
• se os olhos do pet estiverem irritados, deixe o soro fisiológico na geladeira e use-o gelado.
Para os casos em que a secreção deixa a pelagem do animal avermelhada ou marrom, um veterinário deve avaliar o sistema lacrimal ou a conformação palpebral que pode justificar este quadro. É preciso ficar atento, pois essas “manchas de lágrima” podem irritar a pele do bichinho e causar dermatites.
Quando a secreção nos olhos do pet não é normal?
Como mencionado, a liberação da secreção fisiológica é normal, desde que em pequena quantidade. No entanto, caso você note uma secreção amarelada, grossa e em muita quantidade, é preciso levar o pet a um veterinário, porque pode ser alguma patologia — como conjuntivite ou CCS (ceratoconjuntivite seca).
Alguns sinais indicam que a secreção pode ser um problema mais sério, como:
• aumento excessivo de remela nos olhos do cachorro ou do gato;
• coloração muito escura;
• cheiro desagradável;
• secreção persistente;
• quando associada com dor, vermelhidão, irritação ou coceira.
Nesses casos, além da limpeza, é preciso o diagnóstico de um veterinário para um tratamento adequado.
Com que frequência a limpeza deve ser feita?
Agora que você aprendeu como limpar os olhos do gato e do cachorro e como identificar qualquer secreção patogênica, é preciso saber qual a frequência adequada para fazer a higienização. O ideal é que a limpeza seja realizada diariamente ou de acordo com a necessidade.
Dessa forma, observe quanto tempo demora para os olhos do seu bichinho ficarem com a aparência mais suja e crie uma rotina de limpeza para manter essa região sempre bem cuidada. Lembre-se de nunca usar medicação ou colírio sem a indicação do veterinário.
Entender como limpar os olhos do gato e do cachorro é fundamental para não machucar o pet e, principalmente, para manter uma boa saúde ocular e evitar demais problemas. É importante ficar atento a qualquer alteração e, caso apareça, levar o animal ao veterinário para tratar essa condição.
E então, entendeu como fazer a higienização dos olhos do pet? Sabe outra região que precisa de muita atenção? Os dentes do seu animal. Confira, nesse outro post, como fazer a limpeza do dente do cachorro!