Conheça o perfil de uma das raças mais alegres e brincalhonas que existem, o Golden Retriever.
Eles são simpáticos, dóceis e parecem não ter nenhum pingo de agressividade em sua personalidade. Os Golden Retriever estão entre os cães mais usados em campanhas publicitárias, justamente pelo fato de transmitirem confiança, serenidade e muita simpatia. E nesse caso, as aparências não enganam nenhum um pouquinho.
Hoje, os cães da raça podem ser considerados entre aqueles mais populares junto aos donos. Seu temperamento fácil e a inteligência para aprender comandos com muita facilidade faz com que eles sejam frequentemente empregados como cães-guia ou como farejadores de drogas. Longe do trabalho, eles também são grandes companheiros e que adoram brincar, sendo a companhia ideal para uma família.
As origens do Golden Retriever
A origem da raça, diferente de muitos casos, é muito bem definida e isso pode explicar um certo equilíbrio em suas características. O primeiro Golden Retriever nasceu do cruzamento de um Golden com uma Tweed Water Spaniel na Escócia, em meados de 1880. Na época, os moradores da região estavam em busca de animais que pudessem enfrentar vegetações densas e águas frias para fazer resgates.
Todo o processo foi conduzido por um homem chamado Lord Tweedmouth, e tudo foi bem documentado à época. O cruzamento gerou quatro filhotes e, depois, outras tentativas similares foram feitas. Os Golden Retriever foram reconhecidos como uma raça somente em 1912, portanto 32 anos depois.
Quem vê hoje os animais dessa raça nem imagina que eles eram populares por ser exímios caçadores. Somente quando cães Golden Retriever foram para a América é que eles se popularizaram como animais de estimação. O crescimento foi assombroso, num dos casos de transição de características mais exemplares já registrados.
Um amigo para qualquer hora
Não há tempo ruim para um Golden Retriever. Eles são extremamente brincalhões e simpáticos e parecem ter vontade de abraçar todo mundo o tempo todo. Fiéis aos donos, eles adoram praticar esportes, portanto, embora possam viver em um apartamento, têm uma necessidade grande de extravasar as energias em passeios e corridas por campos abertos.
Por suas características, ele parece ser um cachorro “empolgado” com qualquer coisa que apareça em sua frente. E eles fazem isso sempre com a intenção de agradar e aprender. Chega a ser impressionante a disposição que eles têm, o que pode gerar um comportamento negativo se você não os levar para um passeio: eles podem se tornar destrutivos.
Entre as brincadeiras que eles mais gostam ainda é possível perceber um pouquinho de gene de caçadores do passado: eles adoram, por exemplo, buscar objetos e trazê-los na boca para entregar para o dono. Isso demonstra o quanto eles são obedientes e leais à família.
Cuidar de um Golden Retriever não é difícil
Os cães dessa raça não possuem um temperamento complicado e raramente se veem envolvidos em problemas de saúde. Isso não significa que você não precise tomar todos os cuidados necessários, como as visitas regulares a uma clínica veterinária para fazer um check-up e para tomar as vacinas obrigatórias. Em linhas gerais, eles são bastante apegados à família. Embora possam viver do lado de fora, é importante que eles tenham liberdade para circular nas áreas comuns junto com as outras pessoas.
Contudo, ainda assim eles não estão livres de algumas doenças congênitas. Casos de conjuntivite e hipotireoidismo são comuns entre eles. Diabetes, epilepsia e problemas cardíacos costumam acometer os animais com idade mais avançada. Outro problema, chamado de Displasia Coxo Femural também é frequente, causando problemas nos ossos na região do quadril.
A maior demanda deles mesmo é por conta de exercícios. A menos que eles tenham um quintal grande para brincar, é de extrema importância que eles possam fazer passeios todos os dias e que possam correr soltos em algum lugar ao menos uma vez por semana. Inteligentes, eles gostam de ser desafiados com brincadeiras de caça e busca.
Cães fortes e ativos
Por conta de suas características, é preciso ter um certo cuidado para “domar” um Golden Retriever. Eles podem chegar a 60 centímetros e com um peso de até 40 quilos. É muita coisa para crianças ou para pessoas de idade segurarem na hora de dar um passeio na rua. É preciso ter braço, pois, como mencionamos, eles são muito ativos. Se virem algo que os chame atenção, certamente eles vão tentar correr atrás.
Porém, com um pouco de treinamento eles logo podem se comportar de maneira exemplar. Para você ter uma ideia, entre todas as raças de cães existentes os Golden Retriever ocupam a quarta posição entre os cães mais inteligentes do mundo. Em outras palavras, não é à toa que esses animais carregam o apelido de “cão ideal”, seja por suas características físicas ou pela maneira pacífica como convivem com outros animais e pessoas de todas as idades.
Cães nobres
Se não bastasse o amor e o apreço pela família, os Golden Retriever são considerados animais de coração nobre, não apenas por responderem bem aos treinamentos, mas pelo seu constante interesse em interagir com outras pessoas. Tanto é que muitos hospitais e instituições terapêuticas frequentemente costumam chamar cães para interagir com os pacientes e os animais dessa raça sempre estão entre os mais requisitados.
Nos Estados Unidos e no Canadá, os Golden Retriever são considerados a terceira raça de cães mais popular do país. No Brasil, em termos numéricos, eles são apenas o oitavo colocado, mas certamente estão nas primeiras posições entre os cães mais simpáticos e que todo mundo queria ter.
Seja qual for a raça do seu pet, ele precisa de cuidados, a Vet Quality tem Clínica Veterinária 24 horas.