Conseguir ter certeza da gravidez de um felino não é uma tarefa simples, principalmente no início da gestação. Muitos gatos saem sem os tutores e as fêmeas que não são castradas podem se reproduzir. Mas como saber se a sua gata está grávida?
Logo no começo, ela não vai demonstrar sinais que indiquem estar grávida, mas após algumas semanas, mudanças no corpo e no comportamento podem ser observadas.
Se você quer saber como identificar uma gata grávida e quais são os sintomas e cuidados necessários na gestação, continue a leitura!
Reprodução de felinos
Os felinos são animais de fácil reprodução. A maturidade sexual é atingida entre os seis e os nove meses de vida e uma gata entra no cio a cada três semanas. Sua gestação dura em média de 60 a 70 dias.
Além disso, até duas semanas após a fecundação, a gata pode entrar novamente no cio. Com isso, ela tem a possibilidade de gerar mais filhotes.
Mesmo que seja mantida presa em casa, pode ser que ela consiga escapar ou atrair gatos machos. Por isso, se você não deseja a reprodução do animal, a melhor forma de prevenção é a castração.
Sinais de gravidez
Quando a gata no cio cruza com um macho e ocorre a fecundação, o corpo da felina começa a passar por mudanças. Além de se adaptar para a chegada dos filhotes, há mudança comportamental, que poderá ser notada cerca de 15 dias após a fecundação.
Veja o que acontece:
- os mamilos ficam maiores e vermelhos;
- podem apresentar secreção leitosa;
- a vagina da gata fica maior e inchada;
- a mascote fica mais cansada, buscando se esconder e cochilar mais vezes;
- a barriga fica inchada;
- há ganho de peso em cerca de um a dois quilos;
- as felinas sofrem aumento de apetite;
- a gata busca mais atenção, ronronando mais e pedindo carinho;
- no final da gestação ela pode se tornar mais irritada e agressiva, principalmente com outros animais.
Observe os sintomas mencionados e consulte um veterinário a fim de confirmar a gravidez. Confira agora quais cuidados tomar para a saúde da sua mascote nessa situação.
Cuidados com a gata grávida
Durante a gravidez, a gata deve ter sua rotina mantida. Porém, como o apetite aumenta e é necessário um reforço nutricional, o ideal é mudar a ração. Ofereça a comida em pequenas porções ao longo do dia. Lembre-se de disponibilizar água à vontade e sempre que o animal quiser beber.
Existem rações específicas para gatas gestantes e lactantes. Escolha a melhor opção junto com o veterinário que está fazendo o acompanhamento da gestação. É importante que o profissional oriente e avalie o estado de saúde da gata.
No final da gestação, ela vai montar um ninho em algum local discreto e protegido, por isso ofereça uma caixa para que se abrigue. O ideal é uma caixa de papelão alta o suficiente para que a mãe saia, mas os filhotes não consigam escapar, forrada com um pano macio.
O primeiro sinal de parto é o muco saindo da vulva. O parto pode durar algumas horas, mas caso note que a gata está com dificuldades, procure o Vet Quality Hospital Veterinário 24h. Por aqui, temos os melhores veterinários e plantões para acompanhar sua gata grávida.